Câmara Municipal de Camaçari (Foto: Divulgação)
A Câmara Municipal de Camaçari publicou o Decreto Nº 318/2024, que estabelece recesso parlamentar entre os dias 23 e 31 de dezembro. Durante este período, todas as atividades legislativas, conforme publicado no Diário Oficial Nº 774, de 20 de dezembro. Segundo o presidente Flávio Matos (União Brasil), a medida visa reduzir custos operacionais, como energia elétrica, água e materiais de consumo, em cumprimento ao princípio da economicidade no serviço público.
As atividades legislativas serão retomadas em 1º de janeiro de 2025, com a posse dos 23 vereadores eleitos para a 20ª Legislatura (2025-2028) e a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. A solenidade será realizada no Plenário Osvaldo Nogueira, a partir das 16h.
Quem fica
Com a chegada de novos parlamentares, a Câmara passará por uma significativa mudança na composição das bancadas, que vai impactar diretamente na gestão de Luiz Caetano (PT), para o bem ou para o mal
A bancada de esquerda, apesar de ter um aumento expressivo, passando de três para nove vereadores, ainda é minoria na Casa. Já a bancada de direita, formada pelos apoidores de Elinaldo Araújo e Flávio Matos, ambos do União Brasil, segue como a maioria, com 14 cadeiras, mesmo tendo perdido três nomes do União Brasil.
Entre os nomes que se mantêm no cargo estão Tagner Cerqueira (PT), Dudu do Povo (União), Herbinho (União), Ivandel Pires (União), Maurício Qualidade (União), Dr. Elias Natan (PSDB), Dentinho do Sindicato (PT), Dr. Samuka (PRD), Niltinho (PRD), Jamessom (PL), Jamelão (Cidadania), e Dilson Magalhães Jr. (PP), reeleitos para mais um mandato.
Entre os novos eleitos estão Professor Márcio (PT), Luizão de Camaçari (Republicanos), Kaique Ara (PT), Tarcísio Coiffeur (PSDB), Sales de Val Estilos (PSD) - única mulher eleita - , Vagner Bispo (PSB), Manoel Jacaré (PP) e João Dão (PSB). Estes chegam à Câmara para a primeira vez nesta legislatura.
Quem sai
Os veteranos Jorge Curvelo (União), Fafá de Senhorinho (União), Dedel Reis (PP), Deni de Isqueiro (União), Vavau (PSB) e Júnior Borges (União) não conseguiram a reeleição. Além disso, Flávio Matos (União) e Professora Angélica (PP), que concorreram como prefeito e vice-prefeita, respectivamente, não participaram do pleito para a Câmara.
Retornos à Câmara
Paulinho do Som (PT) e Jackson (União), que já foram vereadores em legislaturas anteriores, retornam à Câmara nesta eleição, marcando sua volta ao cenário político municipal.
Há grandes chances de mudança na composição da Câmara, com a possível nomeação de alguns vereadores eleitos para o primeiro ou segundo escalão do governo. Entre as nomeações mais aventadas está a de Márcio Neves, para a secretaria de Educação, o que faria Téo Ribeiro (PT) voltar para a Câmara
Presidência
Na disputa pela presidência da Câmara estão Tagner Cerqueira, vereador mais votado da cidade, e Jackson, que já foi petista, mas agora marcha no União Brasil. O nome de Dilson Magalhães Jr. (PP) também chegou a ser ventilado, como um possível ponto de convergência entre as duas bancadas. Ivandel Soares (União Brasil), por outro lado, foi visto por diversas vezes ao lado de vereadores petistas, embora não tenha dado nenhuma declaração de mudança de lado.
Veja a lista completa dos novos vereadores, separados pela composição atual das bancadas:
Bancada de esquerda
- Tagner (PT)
- Professor Márcio (PT)
- Kaique Ara (PT)
- Dentinho do Sindicato (PT)
- Paulinho do Som (PT)
- Sales de Val Estilos (PSD)
- Vagner Bispo (PSB)
- João Dão (PSB)
- Dilson Magalhães Jr. (PP)
Bancada de direita
- Dudu do Povo (União)
- Herbinho (União)
- Ivandel Pires (União)
- Maurício Qualidade (União)
- Jackson (União)
- Luísão de Camaçari (Republicanos)
- Dr. Elias Natan (PSDB)
- Tarcísio Coiffeur (PSDB)
- Jamessom (PL)
- Manoel Filho (PL)
- Dr. Samuka (PRD)
- Niltinho (PRD)
- Manoel Jacaré (PP)
- Jamelão (Cidadania)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|