Câmara dá sinal verde para implantação de um Consórcio de Saúde no município Lais Trindade 05:06 Para: Antonio Franco CFF, Camaçari Fatos e Fotos,
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
http://www.cmcamacari.ba.gov.br/noticias/1634-vereadores-s%C3%A3o-a-favor-de-parceria-para-implanta%C3%A7%C3%A3o-do-cons%C3%B3rcio-de-sa%C3%BAde.html Câmara aprova projeto para realização de Consórcio de Saúde
Camaçari e mais 12 municípios da Região Metropolitana fazem arte de um projeto para realização de Consórcios de Saúde. A ação visa desafogar o sistema e melhorar o atendimento à população. O projeto acontece através da Entidade Metropolitana, uma organização formada pelos municípios, com caráter deliberativo e normativo para aprovar objetivos, metas e prioridades de interesse regional, compatibilizando-os com os objetivos do Estado e dos municípios que o integram, visando também fiscalizar e avaliar sua execução.
Para oficializar uma das primeiras ações da Entidade, os vereadores da Camaçari aprovaram na manhã de quinta-feira (19), em primeiro turno, o Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura Municipal a assinar o protocolo de intenções com o Governo do Estado para a implantação do Consórcio Regional de Saúde. A matéria recebeu apoio de todos os vereadores, que ressaltaram a necessidade e importância das ações de promoção à saúde no município.
O novo modelo de financiamento propõe a criação de uma Policlínica Regional, equipamento que vai ampliar a assistência com serviços ambulatoriais e de diagnósticos de imagem. Dentre as iniciativas que podem ser contempladas com o Consórcio Regional, há ainda a proposta para incluir a Maternidade de Camaçari, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) no consórcio.
Através do Consórcio, os municípios que fizerem a adesão, farão o rateio da receita. No caso da policlínica, a estrutura será 40% mantida pelo governo do Estado e os outros 60% divididos entre os municípios, tendo como base a renda per capita.
Ainda sobre a situação da saúde no município, a casa também aprovou o Requerimento Nº188/2016, de autoria do vereador Junior Borges (DEM), convocando o secretário de Saúde do Município, Washington Couto e o Coordenador Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, para responder questionamentos sobre a pasta.
Outra sugestão de melhoria relacionado ao tema é a Indicação Nº 258/2016, do vereador Jackson Josué (PT), para a “construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS em uma área pública de fácil localização, próximo a Associação de Moradores no bairro do Mangueiral”. O vereador argumenta que a região está carente do serviço.
Veja também:
Novas unidades de saúde podem ser financiadas através de Consórcio Regional
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|