Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e o Núcleo de Atendimento à Mulher (Foto: Ascom/PMC)
A cidade de Camaçari conta com dois espaços especializados para atendimento e acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica: o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e o Núcleo de Atendimento à Mulher. O primeiro, situado na sede e o segundo, na orla de Camaçari. Geridos pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Mulher (Semu) – os equipamentos tem potencializado as ações direcionadas ao enfrentamento à violência contra a mulher no município.
O Cram oferece atendimento multidisciplinar, com equipe formada por assistente social, psicólogo e técnico jurídico. O serviço que já existia na rede municipal agora conta com um psicopedagogo, profissional responsável por acompanhar os filhos das mulheres atendidas. A unidade está localizada na Rua Ambrósia, bairro Bela Vista (Inocoop). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, de forma ininterrupta, sem intervalo para almoço. Para buscar informações, são disponibilizados os números (71) 3627-2481 ou 99979-6113, que também é WhatsApp.
De acordo com as informações da Prefeitura Municipal, o Cram está funcionando com equipe completa desde janeiro deste ano, e nos três primeiros meses já atendeu mais de 200 mulheres. No local, o atendimento é individual, com orientação, estratégias de proteção e encaminhamento para a rede de apoio. O Centro de Referência atende principalmente mulheres vítimas de violência doméstica, no entanto, oferece suporte também para vítimas de outras situações de violência. Dentre os tipos de violência comumente enfrentadas pelas mulheres, estão a violência física, psicológica, moral e patrimonial. A unidade está sob a coordenação de Jaciane Pereira da Silva.
Além da demanda espontânea, no Cram, também são atendidas mulheres encaminhadas por meio da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, a exemplo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), bem como unidades hospitalares.
Segundo a titular da Semu, Branca Patrícia, o serviço encontrado pela atual gestão estava precário. “Encontramos um cenário extremamente ruim e fragilizado. A sede da secretaria estava fechada desde outubro e a rede de atenção à mulher vítima de violência, leia-se o Cram e o Nam [Núcleo de Atendimento à Mulher], estavam funcionando de forma precária, sem a totalidade dos profissionais que trabalham nesse acolhimento e encaminhamento dessas mulheres”, informou.
Após uma reestruturação do serviço, Cram e Nam estão aptos para atendimento. O NAM está localizado na Estrada do Coco (BA-099), Km 13, na Prefeitura Avançada da Orla, em Vila de Abrantes. Voltado para atendimento das mulheres da orla e zona rural do município, o horário de atendimento do equipamento segue o mesmo do Cram, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é (71) 99979-5789. Até meados desse mês, cerca de 150 mulheres já haviam sido atendidas no local. O núcleo é coordenado por Vanessa Freitas.
(Foto: Ascom/PMC)
Titular da Semu, Branca Patrícia (Foto: Ascom/PMC)
VEJA TAMBÉM:
Fórum Eleitoral de Camaçari será reinaugurado na próxima semana; confira
SAÚDE: Ministro vem a Camaçari vistoriar obras da Policlínica
Prefeitura convoca grupos prioritários para imunização contra a gripe
AVANÇO: Brasil pode ganhar Cadastro nacional de condenados por crimes sexuais contra crianças
AGENDA: Ministro da Saúde vem a Camaçari inaugurar Complexo esportivo no Gravatá
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|