As renegociações podem ser feitas de forma remota, diretamente com os bancos pelos canais oficiais (Foto: Reprodução)
Se você está endividado e esperando uma oportunidade de negociação que caiba no seu bolso, pode ser que tenha uma: consumidores endividados já podem renegociar suas dívidas em condições mais vantajosas no Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que começou na última sexta-feira (1º) e segue até o dia 31 de março.
O mutirão permite a negociação de dívidas bancárias como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros empréstimos. Durante o período, os bancos participantes poderão oferecer descontos no valor da dívida, parcelamento facilitado ou taxas de juros reduzidas, conforme a política de crédito de cada instituição.
A iniciativa, promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons, conta com a participação de 160 instituições financeiras.
Como renegociar
As renegociações podem ser feitas de forma remota, diretamente com os bancos pelos canais oficiais ou pelo portal consumidor.gov.br. Quem preferir também pode buscar atendimento nos Procons estaduais. Além disso, o Serasa participa da ação com o Feirão Limpa Nome, e os Correios oferecem atendimento presencial para consulta e renegociação de dívidas.
Para facilitar o processo, o Banco Central disponibiliza o sistema Registrado, onde os consumidores podem consultar suas dívidas antes de iniciar a negociação. O acesso é feito pelo portal gov.br.
Desde 2019, o mutirão acontece duas vezes ao ano, em março e novembro. Na última edição, realizada em novembro de 2024, foram renegociados 1,75 milhão de contratos, totalizando 33 milhões desde o início da iniciativa.
Os consumidores que desejam participar devem procurar seus bancos e informar a intenção de renegociar pelo Mutirão da Febraban. Informações detalhadas sobre o processo e a lista de instituições participantes estão disponíveis no site meubolsoemdia.com.br
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|