Programa nacional SEJA PRO+ oferecerá 25 mil vagas gratuitas em todo o país, sendo três mil na Bahia e tendo Camaçari como um dos polos de capacitação (Foto: Divulgação)
Ninguém fica pra trás. Jovens de 18 e 29 anos que precisaram abandonar a escola e não concluíram os estudos terão uma oportunidade para retomar os estudos e garantir uma formação profissional. É o programa nacional SEJA PRO+, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI-Bahia) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que oferecerá 25 mil vagas gratuitas em todo o país, sendo três mil na Bahia e tendo Camaçari como um dos polos de capacitação.
O lançamento do programa que terá investimento inicial de R$ 200 milhões, aconteceu na última quinta-feira (10), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
O SEJA PRO+ tem como objetivo promover a qualificação profissional e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. “É um método que valoriza o conhecimento de cada um ao chegar à sala de aula. Um programa dirigido com metodologias mais avançadas, com tecnologia, para não dizer que estamos partindo do zero”, defende o governador Jerônimo Rodrigues. O governador informou ainda, que as três mil vagas inicialmente destinadas para a Bahia tem um potencial muito forte de serem ampliadas.
Um dos diferenciais do programa é que cada aluno formado recebe intermediação para que seja empregado, por meio da relação direta com as empresas. O programa Seja Pro+ Trabalho e Emprego na Bahia tem o foco na formação de jovens para ocupações técnicas de maior qualificação, alinhadas às demandas do setor industrial e aos cargos que oferecem os melhores salários. A iniciativa, em parceria com o Senai promoverá cursos adaptados às necessidades de cada região do Estado.
Os jovens vão ter acesso a formação educacional por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos), com duração de até 13 meses. Já a qualificação profissional terá carga horária média de 200 horas, que pode ser cumprida entre quatro e 13 meses. O conteúdo programático prevê ainda, conteúdos sobre direitos trabalhistas. Entre as áreas de formação previstas estão eletricista industrial, confeiteiro, mecânico de máquinas, montador de pivô de irrigação, assistente de produção, eletricista automotivo e técnico em manutenção de smartphones.
No final do curso, os aprovados serão encaminhados para as agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE). As matrículas já estão abertas e as aulas estão previstas para iniciar em maio. Os interessados devem se inscrever através do site www.sesibahia.com.br ou presencialmente nas unidades do SESI distribuídas por todo o estado. O público-alvo são jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental (anos finais) ou o Ensino Médio.
As capacitações serão oferecidas em diversas cidades baianas, com destaque para Salvador (com oito unidades), além de municípios como Camaçari, Simões Filho, Candeias, Ilhéus, Valença, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Vitória da Conquista e Jequié.
(Foto: Divulgação)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|