Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Veículo integra ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal (Foto: Tiago Pacheco)Veículo integra ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal (Foto: Tiago Pacheco)

Camaçari recebeu seu primeiro ônibus elétrico para transporte coletivo nesta quinta-feira (29). O veículo integra ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e está alinhado ao subeixo de Renovação de Frota Para o Setor Público na área de Mobilidade Urbana.

De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura, a primeira unidade a chegar no município foi fabricada pela empresa Eletra, é 100% elétrico, mede cerca de 12 metros de comprimento e tem capacidade para 70 passageiros. Ele vem equipado com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB para carregamento de celulares, e um piso baixo que elimina a necessidade de elevadores, garantindo acessibilidade total.

Antes de poder integrar oficialmente a frota municipal, o veículo passará por uma série de testes entre setembro e outubro. Também de acordo com a Prefeitura, mais três ônibus devem chegar na cidade em breve: um veículo da Marcopolo, previsto para chegar na próxima semana;  um ônibus da chinesa Build Your Dreams (BYD), previsto para chegar no início de outubro e um ônibus da sueca Volvo, cuja data de entrega não foi informada.

Os quatro integrarão a frota de testes, todos operando em diversos percursos, tanto vazios quanto com lotação completa. Segundo Cecílio Albuquerque, diretor adjunto da Diretoria de Planejamento da STT, o treinamento dos motoristas começará na próxima segunda-feira (2/9). "A capacitação é essencial para que os motoristas compreendam o funcionamento dos novos veículos, tanto na operação quanto nas questões mecânicas e elétricas, permitindo assim que extraiam o máximo desempenho dos ônibus", explicou Albuquerque.

Paternidade disputada

Os ônibus elétricos estão entre as principais bandeiras de campanha no atual processo eleitoral.

De acordo com a Prefeitura, a chegada deste primeiro veículo é parte de um processo iniciado pela gestão municipal, que submeteu uma proposta ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI) para a aquisição de 30 ônibus elétricos e 15 terminais de recarga.

Entre os candidatos a prefeito, tanto Luiz Caetano (PT) quanto Oswaldinho Marcolino (MDB) estão prometendo a implementação da frota elétrica junto com a extinção da cobrança de passagens, ou seja, tarifa zero para toda a população. Ambos sustentam a promessa a partir de uma futura parceria com o Governo Federal. Caetano, já usou as redes sociais diversas vezes para agradecer ao presidente Lula pela liberação dos recursos para compra dos ônibus.

Cleiton Pereira (Novo) também fala em tarifa zero, mas limita o benefício à população beneficiária dos Bolsa Família.

Flávio Matos (União), candidato à sucessão de Elinaldo, é o único dos prefeituráveis em destaque que não está prometendo tarifa zero. Nas redes sociais, ele não costuma falar do transporte público e o seu plano de governo fala apenas em “valores acessíveis”.

Primeira unidade a chegar no município foi fabricada pela empresa Eletra, é 100% elétrico, mede cerca de 12 metros de comprimento e tem capacidade para 70 passageiros (Foto: Tiago Pacheco)Primeira unidade a chegar no município foi fabricada pela empresa Eletra, é 100% elétrico, mede cerca de 12 metros de comprimento e tem capacidade para 70 passageiros (Foto: Tiago Pacheco)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br