O governador Rui Costa (PT), lançou na tarde de segunda-feira (15), o programa Mutirão de Cirurgias Eletivas, vinculado ao Saúde sem Fronteiras. O programa vai beneficiar Camaçari e deve se estender por todos os municípios baianos. A notícia foi comemorada pelo prefeito Ademar Delgado e representantes da Secretaria de Saúde (Sesau), que participaram do evento. Segundo o governador, a proposta é de que a iniciativa atenda gratuitamente de 13 a 20 mil baianos.
Sem cota estipulada, a intenção é reduzir (ou acabar) com as filas de espera nos municípios para realização dos procedimentos. Por meio do Mutirão serão realizadas cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama.
Para ficar no topo da lista dos municípios a serem beneficiados, a Sesau já começou a cadastrar os pacientes que precisam de cirurgias eletivas e de acordo com o prefeito, está se empenhando ao máximo para garantir que sejam realizados os procedimentos cirúrgicos o quanto antes.
Com o processo de cadastramento e acompanhamento dos pacientes avançados, o secretário da Saúde de Camaçari, Washington Couto, acredita que o Município inicie as cirurgias até o final do ano. A informação do governo do Estado é de que os exames pré-operatórios serão iniciados em setembro.
O Mutirão
O Estado vai disponibilizar a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região. Em contrapartida, as prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizadas as cirurgias.
Os primeiros municípios atendidos pelo Mutirão serão Ipiaú, Ilhéus, Jaguaquara e Jequié. Na sequência, serão contempladas as cidades que mais cadastrarem pacientes.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|