“Aquilo que nos envolve” define Arembepe literalmente na língua Tupi Guarani e na essência de um dos paraísos de Camaçari. Belezas naturais, riquezas culturais e uma população acolhedora caracterizam a localidade que mantém a identidade local, de vila de pescadores, e é uma das mais conhecidas do Litoral Norte baiano.
Com sete quilômetros de orla, a localidade tem praia para todos os gostos. É possível encontrar deliciosas piscinas naturais entre pedras, na Praia do Porto, ideal para famílias com crianças. A Praia do Piruí tem piscinas naturais na maré baixa e na maré alta, o mar forte e as grandes ondas proporcionam a prática de esportes, como surf, assim como a Praia da Aldeia.
Além das praias, o cenário natural de Arembepe é composto por dunas e lagoas na Aldeia Hippie, que proporcionam aos visitantes de todo o mundo uma experiência de “paz e amor”. Presenças ilustres já estiveram no local como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas, Janis Joplin e Mick Jagger. Artesanato diversificado feito com piaçava, palmeira, fibra de coco, dentre outros são comercializados no local.
Grupos Culturais, como Chegança Feminina de Arembepe, Samba de Roda Nativas de Arembepe e o Samba de Coco Meninas de Arembepe são tradições na localidade e se apresentam em festejos populares, como a Festa de Arembepe que atrai milhares de pessoas todos os anos. Arembepe já serviu, inclusive, de cenário para o filme Barravento, do saudoso cineasta baiano, Glauber Rocha.
Tartarugas marinhas também visitam esse paraíso para reprodução. O local possui uma base do Projeto Tamar. Na região acontece o maior número de desovas do país, com cerca de 1.500 a cada temporada, principalmente da espécie tartaruga-cabeçuda.
Por abrigar ecossistemas de extrema fragilidade, com um expressivo significado ambiental e paisagístico, que contam com rios, lagos, brejos, manguezais, restinga arbórea e arbustiva, além de cordão de dunas estacionárias, Arembepe tem uma APA (Área de Proteção Ambiental) Rio Capivara.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|