Marcada por polêmica e protestos, a Sessão Especial pela Valorização da Família Tradicional movimentou o plenário da Câmara de Vereadores de Camaçari na noite de quarta-feira (11). Incomodados com o que chamam de "segmentação" proposta pelo tema, grupos em defesa da diversidade, se posicionaram com vaias e cartazes contra a atividade proposta pelo vereador Oziel (PSDB).
O clima ficou tenso quando alguns convidados foram encaminhados ao plenário pelo acesso reservado aos vereadores, evitando assim o contato com os manifestantes, que além das faixas e palavras de ordem, protestaram jogando purpurina nos vereadores e convidados.
A confusão atrasou o início da sessão, que começou por volta das 20:20h, com o reforço de duas viaturas de polícia no local. Marcada para começar às 19:00, a sessão que sofreu atrasos com a intervenção do grupo e teve o tamanho reduzido para evitar um maior desgaste. A atividade foi proposta em homenagem à Semana Internacional da Família e ao Dia Internacional da Família, comemorado em 15 de maio e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1993.
Falando sobre a importância de uma família bem estruturada e ressaltando as regras de acesso ao plenário da Casa, o vereador Oziel abriu a sessão explicando o intuito do evento. Em seguida, o pastor Fernando Santana, da Comunidade Evangélica Águas do Trono, realizou uma oração em prol dos presentes e a palavra foi cedida ao pastor Cícero da Graça, da Assembleia de Deus, que falou sobre a origem da família, segundo seus conceitos bíblicos.
Sem a participação do público e dos debates comuns nesse formato de sessão, o evento foi reduzido e abriu espaço para homenagens a personalidades do município. Foi entregue Título de Cidadão de Camaçari para os pastores Edvaldo Filho e Henock Protásio. Já a Medalha Marquês de Abrantes, que tem como foco reconhecer serviços voltados às áreas de educação, artes e cultura, foi entregue para Flávia Maria Santana e para o pastor Rogério.
O major André Cunha também foi homenageado com a Medalha Desembargador Montenegro, destinada a figuras cujo trabalho desencadeia ações positivas na comunidade.
Para acalmar os ânimos e evitar mais confrontos verbais, o presidente da sessão optou por não conceder a palavra aos homenageados, nem aos demais convidados. Além do vereador Oziel, participaram da sessão os vereadores Elinaldo (DEM), Falcão (DEM) e Sessé Abreu (PSDB).
Veja também:
Sessão Especial em homenagem a “família tradicional” divide opiniões na internet
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|