Um jovem baiano de 16 anos, Gustavo Barros da Rocha, estudante do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, desenvolveu uma ferramenta digital inovadora para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com foco na prova de redação. Batizada de LearnLoop, a plataforma utiliza inteligência artificial para avaliar e corrigir redações, oferecendo feedbacks detalhados e personalizados, conforme os critérios do Enem.
A ideia surgiu da própria experiência de Gustavo, que percebeu a dificuldade que muitos estudantes enfrentam por não terem acesso a corretores qualificados. “Muitos colegas não têm como pagar por um serviço de correção profissional, e isso impacta diretamente na performance deles. Foi daí que veio a inspiração para criar a LearnLoop, que busca democratizar o acesso a um feedback de qualidade e ajudar os estudantes a melhorar suas redações”, explicou o jovem.
O principal destaque da LearnLoop é seu Corretor de Redações, que permite que os alunos enviem uma simples foto de suas redações manuscritas. O sistema digitaliza o texto, identifica erros, sugere melhorias e até cria novos artigos a partir das ideias dos alunos. Essa inovação não só acelera o processo de aprendizado, como também coloca o estudante no controle de seu próprio progresso, reforçando o protagonismo juvenil na busca por melhores resultados acadêmicos.
A criação de Gustavo reflete a importância dos programas de incentivo à inovação e à iniciação científica promovidos pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC). Para Ivan Silva, gestor do colégio de Gustavo, o sucesso do estudante é um exemplo do impacto positivo desses investimentos. “Nosso colégio, apesar de pequeno, com 400 estudantes, alcançou a 12ª colocação no IDEB da Bahia e se destacou com 4,7 pontos, sendo o maior do Vale do Jequiriçá. Isso mostra que, ao oferecer as condições certas, nossos alunos podem ir longe e contribuir de maneira significativa para a comunidade”, afirmou Ivan.
Gustavo planeja continuar aprimorando sua criação, expandindo as funcionalidades da LearnLoop para torná-la ainda mais eficiente. “Quero aprofundar mais nessa ferramenta para melhorar cada vez mais sua funcionalidade. Espero que muitos outros estudantes possam se beneficiar dela e alcançar o sucesso no Enem”, concluiu o jovem inovador, reafirmando o potencial dos jovens como agentes de transformação pela Educação.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|