As primeiras doses da CoronaVac já estão em solo baiano. Os imunizantes desembarcaram na noite desta segunda-feira, 18, por volta das 22h20, no Aeroporto Internacional de Salvador, para que a campanha de vacinação seja iniciada na manhã desta terça, 19. Nesta primeira fase, serão pouco mais de 376 mil doses, que serão disponibilizadas para cerca de 180 mil baianos.
“Este era o presente de aniversário que eu mais queria. Um presente para baianas e baianos que nos enche de esperança. As primeiras doses da vacina contra a #Covid19 pousaram na #Bahia às 22h20 e devem seguir para o interior na madrugada. Nesta terça, às 7h, começamos a vacinação”, escreveu o governador Rui Costa, que completou 58 anos justamente nesta segunda-feira e ratificou o desejo que as doses cheguem o quanto antes aos 417 municípios baianos.
Inicialmente, as vacinas estavam previstas para desembarcar no estado ainda na manhã desta segunda, às 9h. No entanto, o Ministério da Saúde mudou o horário dos voos e remarcou para as 16h. Posteriormente, a pasta federal ainda alteraria a chegada dos imunizantes mais uma vez, anunciando a chegada para as 22h.
Com a chegada na Bahia, as doses da vacina foram levadas para armazenamento na sede do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar (PM-BA). O local foi escolhido como ponto de guarda do imunizante e onde foi montada, pelo governo do estado, uma sala de refrigeração para abrigar as doses.
“As câmaras frigoríficas instaladas aqui no GRAER já estão aguardando a chegada das vacinas. A meta do governador Rui Costa é despachar tudo ainda esta noite/madrugada”, escreveu Vilas-Boas, em seu Twitter.
Nas redes sociais, o governador Rui Costa (PT-BA) anunciou que a campanha de vacinação já começará às 7h desta terça, nas Obras Sociais Irmã Dulce. “Esta 1ª fase da vacinação é para trabalhadores da saúde, idosos com + de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos q vivem em instituições de longa permanência e comunidades tradicionais. Eu e o prefeito Bruno Reis daremos início à vacinação desta fase. Ninguém deve ir à Osid amanhã”, escreveu o gestor.
Segundo a Sesab, cerca de 45 mil doses serão disponibilizadas para a capital baiana e, por motivo de segurança, a quantidade das doses que serão destinadas aos demais municípios não será divulgada. A bula da Coronavac aponta um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose e, por isso, é imprescindível que o cidadão a ser vacinado leve o cartão de vacinação.
Interior do estado
O envio das vacinas para o interior do estado ocorrerá por meio de sete aeronaves, que vão aterrissar em cidades-polo de diferentes regiões. Nesses locais, 243 caminhões, vans e outros veículos farão o transporte do imunizante para os demais municípios.
As cidades previstas para receber aeronaves com doses da vacina são: Barreiras, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Vitória da Conquista, com imunizantes que também atenderão ao município de Paulo Afonso, Petrolina (pouso) – com vacinas direcionadas a Juazeiro e Lençóis (pouso) – com vacinas direcionadas a Seabra, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
“Iremos distribuir as vacinas para todos os núcleos de saúde durante a madrugada. Os aviões sairão do Graer e pousarão em cidades-polo. A partir de lá, elas serão distribuídas para os 417 municípios baianos. Às 5h sairão helicópteros para as cidades mais próximas de Salvador, de modo que possamos começar a vacinação em todo o estado nesta terça-feira”, explicou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
Antes mesmo das primeiras doses chegarem à Bahia, placas de outdoor já haviam sido instaladas em torno da capital baiana, com o intuito de fortalecer a importância da imunização para a população. Segundo o secretario de comunicação, André Curvello, a campanha é um movimento “em favor da vida e contra o negacionismo”.
Veja o vídeo
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|