Eu não sei se começo esse texto - pelo que vai se seguir, dizendo que eu de fato não me considero um profeta, apesar do quanto me tem sido mostrado por Jesus para que eu compartilhe com você, como o que Ele me trouxe dessa vez, que muito facilitará tua vida cristã, ou se te recordando ou te advertindo que de todos, absolutamente todos os teus e os meus pensamentos, Jesus têm conhecimento como se eu e você, ao pensarmos em qualquer coisa, ser o mesmo que estarmos diante d’Ele, como uma pessoa em frente doutra pessoa, em um bate-papo (veja isso em Jeremias 23; 24); portanto, cuidado com o que sua pessoa anda pensando/maquinando. Então, na dúvida, vamos duma mesclada: um tanto de profecia, e um tanto de advertência, porém te conclamando a se guardar de antecipar quaisquer considerações, e a pedir ao Espírito de Deus um tanto bom de humildade, paciência, consciência da fraqueza humana que está também sobre sua nobre pessoa, autocrítica, e um coração ensinável, visto que, enquanto lembramos que, conforme as Escrituras, não há um justo sequer livre do pecado, é bom saber que, também de acordo com as Escrituras, primeiro se aprende depois se ensina sempre tendo em mente que Mestre perfeito, que sabe de tudo e sobre todos, só houve, há e haverá Um e Este você bem sabe quem é. Posto isso, veja se você reconhece os termos exatamente como empregados no parágrafo a baixo, e então a gente segue.
"1 - Vigie sobre a vida uns dos outros. Não deixe que sua lâmpada se apague, nem afrouxe o cinto dos rins. Fique preparado porque você não sabe a que horas nosso Senhor chegará. 2 - Reúna-se com frequência para que, juntos, procurem o que convém a vocês; porque de nada lhe servirá todo o tempo que viveu a fé se no último instante não estiver perfeito. 3 - De fato, nos últimos dias se multiplicarão os falsos profetas e os corruptores, as ovelhas se transformarão em lobos e o amor se converterá em ódio. 4 - Aumentando a injustiça, os homens se odiarão, se perseguirão e se trairão mutuamente. Então o sedutor do mundo aparecerá, como se fosse o Filho de Deus, e fará sinais e prodígios. A terra será entregue em suas mãos e cometerá crimes como jamais foram cometidos desde o começo do mundo. 5 - Então toda criatura humana passará pela prova de fogo e muitos, escandalizados, perecerão. No entanto, aqueles que permanecerem firmes na fé serão salvos por aquele que os outros amaldiçoam. 6 - Então aparecerão os sinais da verdade: primeiro, o sinal da abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta; e, em terceiro, a ressurreição dos mortos. 7 - Sim, a ressurreição, mas não de todos, conforme foi dito: "O Senhor virá e todos os santos estarão com ele". 8 - Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu".
Reconheceu? Talvez não, imagino, mesmo com a semelhança doutrinária com as Escrituras bíblicas comum do nosso dia-a-dia – mas guarde aí sobre isso trazer luz aos textos bíblicos que tanto nó tem dado em não poucas cabeças, que isso vai ser muito bom, se é você uma pessoa interessada por conhecer os mistérios por trás das palavras bíblicas, e isso se você acreditar que é Jesus sim, que me diz essas coisas que vou te trazer aqui.
Eu sou velho, ou idoso, se te soa melhor, caso você ou alguém teu tenha os mesmos 60 anos que eu, e isso me deixa muito à vontade para invocar o velho adagio popular [viu, adágio, termo para lá de velho, para quem quer se referir a dito popular], sobre uma advertência d'algo adulterado por quem não está sendo fiel aos fatos, com o fim de evitar alguma má conclusão por quem ouve a história contada, que versa que “quem conta um conto aumenta um ponto”. Dito popular que, por tão atual que é, se você quiser fazer o teste, pode ser conferido por quem quiser, bastando que se conte ao primeiro sujeito duma fila de apenas 10 pessoas, um conto de apenas 10 palavras e veja se ao chegar no último elemento da fila o contado não vai ter sido adulterado. E onde eu quero chegar com isso? Quero chegar a uma conclusão que deve ter a tua participação sobre algo que, se analisada com frieza a situação, a tal conclusão não terá outro entendimento que não, que as Escrituras, e não somente nesse ponto, não tem sido interpretada com fidelidade e isso tem induzido não pouca gente a errar para com a Verdade. Isso posto, considerando o contexto de advertência do apóstolo Paulo à Timóteo, sobre o cuidado que ele devia ter sobre os falsos profetas da época, que decerto não aplicavam bem a Mensagem, certamente que pelo uso que faziam de escrituras duvidosas para doutrinar o povo, para você, nas escrituras aí à baixo, em qual das duas a escrita está correta?
01 - (...)“Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” (2 Timóteo 3.16).
02 - (...)Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16).
Acertou se optou pelo tempo verbal da opção 01. Entretanto é muito provável que na sua Bíblia esteja escrito como se o correto fosse o tempo verbal da opção 02, que diz que (...)Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; (II Timóteo 3:16), como se o texto se referisse ao conjunto de todos os 66 livros da Bíblia que usamos hoje, quando na verdade o apóstolo adverte Timóteo para que atentasse apenas para os escritos divinamente inspirados que eles tinham até aquele momento, e não para as fábulas que ele sabia que andavam pregando [desde] n’aquele tempo. É isso que Jesus me disse assim que bati os olhos em II a Timóteo 3; 16, considerando eu todo o contexto das Escrituras que eu já havia lido, me trazendo uma inquietação com o tempo verbal ali disposto. Me deixando claro que jamais foi, me referindo ao trecho em questão, “toda escritura é divinamente inspirada”, mas sim que “toda Escritura divinamente inspirada é bastante...”, se referindo ao que de Escrituras eles dispunham até aquele momento e por profecia estendendo a observação às Escrituras que ainda viriam a existir, mas, terminantemente, nunca foi se referindo aos nossos 66 livros como um todo. Paulo que, aqui muito oportunamente, em II a Timóteo 3; 8 cita na Bíblia o malfeito de dois homens, Janes e Jambres, que não figuram na Bíblia, e sim no livro, considerado “apócrifo”, do Justo, ou Jasar, o mesmo citado em Josué 10; 13 e em II a Samuel 1; 18, como Escrituras de referência, livros que, pelo visto e escrito, é inegável que o próprio apóstolo consultava, já nossos pregadores não, talvez por medo de acabar pregando alguma heresia, o que é louvável, ou por pura e simples acomodação, mas que, se estudado sob oração do Espírito de Deus, para que os direcionem sobre esse ou aquele escrito, há muito tempo se teria enriquecido de conhecimento sobre os mistérios tantos que a Bíblia nos quer trazer e que nem sempre temos entendido. E é natural que você aceite sim, a primeira versão como o correto se na sua Bíblia é assim que está escrito, e é assim que você tem sido ensinado / a e é assim que você também ensina. Ocorre que, se na época em que isso foi dito, e também originalmente escrito, ainda não se contava com os livros que ainda viriam a compor o Novo Testamento, e sim era referente aos escritos antigos, dispostos em Papiros e Pergaminhos, como visto, os divinamente inspirados, que o apóstolo estava falando - o que, claro, como eu já disse, não invalida de forma alguma os 27 livros que viria a compor com os 49 livros anteriores, que chamamos de Velho Testamento, da Bíblia que nós temos hoje em nossas mãos, como também não desfaz dos demais sete da Bíblia católica, não seria o caso de se fazer uma profunda reflexão sobre a sentença que damos e temos aceito como martelo batido pelo Espírito Santo quando não é isso que o Espírito Santo quer nos dizer, e que muito provavelmente é também disso que Ele quer nos advertir sobre o povo perecer por falta de conhecimento, conforme versado em Oséias 4;6, e ao invés disso, de procurarmos buscar por conhecimento, temos engolido sorridentemente gato por lebre?
[Falando nisso, em gato oferecido como se fosse lebre, ou bode em lugar de carneiro, a que conclusão você chegaria se Jesus te desse um sonho onde você visse uma mão à levantando e a outra mão com uma vassoura tirando sujeira de detrás da placa de sua igreja, e ainda, apesar de você saber que se trata da sua própria igreja, sendo ela uma igreja tradicional e centenária, na placa, apesar de lâmpadas a iluminando, nenhuma escrita havia nela, era apenas o acrílico puro, liso? E ainda outro sonho, onde nesse Jesus te mostrasse um queijo por detrás da placa da igreja? Será que precisaria de muito esforço para entendermos que se trata de Deus nos dizendo da necessidade de se varrer a sujeira escondida e do ministério sem identidade DIVINA, e com brilho humano [a vassoura, as lâmpadas acessas – luz artificial – e a ausência do letreiro com o nome da igreja], num, e no outro sonho, de que há “ratos” escondidos por detrás de determinados ministérios? Nesse segundo sonho, há ainda um trecho onde Jesus mostra a irmã que sonhou, ela do estado de Sergipe, prateleiras de supermercado espalhadas no salão da igreja e bem na hora do culto, e ao ser contestado sobre a situação o pastor dizer a ela que “não tinha problema, que aquilo não atrapalharia o culto”. Doideira? Sim, mas não sou eu dizendo, foi o Espírito Santo que desenhou esses cenários para advertir sobre comércio no Evangelho a quem quiser se dar por advertido – tanto aos vendedores quanto aos compradores.
Mas ainda nessa pegada, a do primeiro sonho, essa uma irmã daqui do interior da Bahia, teve outra visão onde notava cadeiras, tanto do altar quanto do salão do templo, toda suja de cocô de passarinho. O que deixa claro que a sujeira, que por mais inofensiva que possa parecer, e que é oriunda do alto/ar, por isso o cocô de passarinho, que nos parece inofensivo (pecadinhos), mas que de inofensivo não tem nada [Bactérias como algumas das espécies de Salmonellas e a Escherichia coli podem ser transmitidas pelas aves através de suas fezes. Ao contaminar o humano, irá causar problemas intestinais e diarreias], sujeira oriunda de hostes malignas dos ares, que não está somente nos altares, mas também no crente comum.
Mas voltando ao que é o divinamente inspirado de que fala o apóstolo Paulo, porém mais uma vez dizendo que cuide que não se trata de te confundir, mas antes te trazer luz ao que as Escrituras querem nos dizer, e te agregar valor ao conhecimento que já se tem, ou trazer conhecimento a quem não o tem, seguro de que estou de Quem é que tem vindo a mim com essas informações, assim como tenho consciência da responsabilidade sobre meus ombros pelo que tenho dito e ainda te direi, que muito vai mexer contigo, tudo isso dito nesse texto que você lê, seja você dos grandes seja dos pequenos, tem dois propósitos principais: 01 – te guardar dos falsos ministros e/ou te advertir para o perigo de ser você um deles, e 02 – te ajudar na compreensão básica do suficiente para a vida cristã que Deus aprova, como já disse, a mim trazido para te apresentar pelo próprio Jesus Cristo, como logo verá. E antes que te soe arrogante e para que sua nobreza não peque, deixando subir ao teu coração algum juízo de valor contrário à minha pessoa, trago aqui uma oportunidade para sua conclusão do que seria o sonho dado por Deus à uma pessoa, ela uma liderança na igreja em que congrega, e a quem tanto insisto que me escute sobre o que tenho a lhe dizer sobre Ele, sem que ela jamais arranje tempo para isso, sonho em que ela vê que perdeu o telefone com todos os hinos e o aplicativo que usa para elaborar os cartazes dos trabalhos que faz na igreja, e tendo entrado em desespero, de repente vê a mim (e não o seu pastor e muito menos o presidente do seu ministério) lhe trazendo o telefone que ela havia perdido e, muito feliz, muito feliz mesmo, conforme suas palavras, me dá um abraço forte. E então? Por que terá sido que o Espírito Santo não usou no sonho a figura de seus próprios pastores para devolver a ela a sua ferramenta de contato com Ele, mas usou esse Zé ruela aqui? Como eu disse, a conclusão é sua. Isso contando que sua pessoa tenha entendido que a forma de contato que Ele diz na interpretação, apesar de trazer o telefone como símbolo duma figura de linguagem, ou sombra, e sem prejuízo ao princípio da organização litúrgica [confirmação da ordem e decência que Ele nos exige], indicado na lembrança dela ao aplicativo que usava para elaboração dos cartazes onde escala cada pessoa que fará o quê em cada Culto, está sobretudo no louvor a Ele, que é a primeira coisa que ela lembra assim que perde o telefone, e fica MUITO sentida por ter perdido – se ligue.
(...)Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5; 39). Agora é o próprio Jesus invocando que as Escrituras eram examinadas. E a quais Escrituras Ele se referia, à Bíblia que temos, ou aos pergaminhos antigos, donde extraiu-se APENAS os livros que comporiam o que chamamos de Velho Testamento assim como aos que resolveram deixar de fora dele, ainda que ele, o próprio Velho Testamento, os cite em tantos momentos sem que isso seja percebido por seus olhos? Teria isso sido permitido para uma pegadinha do Espírito de Deus com quem seria honesto para com a Verdade ou SONEGADORES propositais da Verdade, e para quem dos simples teriam ou não interesse em saber de toda a Verdade? Quando eu leio Oseias e a advertência de que perece quem não busca conhecimento, muitos outros textos que apontam que nem tudo que foi inspirado está na nossa Bíblia, me queima o coração sobre a que será que o texto em Oséias 4; 6 estará se referindo, se a meditação bíblica puramente como temos sido ensinados ou se também à escritos históricos que tanto nos agregariam e destravariam os mistérios escondidos nos escritos bíblicos que tanto nos tem feito queimar as orelhas sem que demos conta do que é que estamos lendo, como a própria Bíblia nos sugere, dizendo que (...)Os demais atos de Abias, tanto os seus caminhos como as suas palavras, estão escritos na história do profeta Ido. (2 Crônicas 13:22); (...)E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher (Josué 10:13); (...)Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente, (1 Crônicas 29:29), livros que, à parte de Samuel, deixando claro que no contexto antigo vidente quer dizer profeta, não encontramos nas nossas Escrituras. Mas, mesmo sabendo que Jesus não faria uma “maldade” dessas contigo, te fazendo ter que procurar por tantos livros estranhos a você, se Ele é quem bem sabe da tua preguiça de estudar com zelo sequer o livro santo que te é tradicional, pelo sim pelo não, minha sugestão é que você se destrave e ao menos medite no que você está lendo aqui, para que isso te facilite a aceitação ao tanto que o Deus dos céus quer facilitar para os tantos preguiçosos bíblico uma vida cristã de sucesso, e leia atentamente daqui para a frente, o que é que me traz aqui hoje, conforme vou te dispor na íntegra do que o próprio Filho de Deus me mostrou – e só para reforçar, isso mais uma vez cumprindo uma ordem d’Ele, para que você também tenha conhecimento literal do que me foi mostrado dessa vez. Dito isto, já que todas as citações que dei como exemplo de que Escrituras também inspiradas que nos trariam luz aos olhos sobre tantos textos bíblicos ainda estranhos a muitos de nós, que nos foram suprimidas, se eu te perguntar quantas cartas o apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios, quantas seria a sua reposta? Duas, certamente, a Primeira e a Segunda. Mas, se considerado o texto que diz que (...)Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; (1 Coríntios 5:9), e observarmos que isso está sendo dito no que seria a PRIMEIRA carta, e se Paulo escrevia divinamente inspirado por Deus, não seria o caso de nos perguntarmos onde é então que está a carta anterior que já havia sido escrita pelo apóstolo, como ele mesmo fala, levando a conta certa a ser de três e não de apenas duas, as cartas escritas aos Coríntios? E o que dizer do paradeiro doutra carta que certamente fora escrita por inspiração divina e que também ela não está na nossa Bíblia, apesar de o próprio apóstolo Paulo recomendar a sua leitura aos irmãos de Laudicéia (igreja a quem Jesus inclusive chamou de “morna”) conforme lemos: (...)E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também. (Colossenses 4:16), com quais dos nossos ministros estaria essa resposta donde estão tais documentos, que foram considerados como “apócrifos”, se também são textos divinamente inspirados? De cá, com todo respeito, conheço pastores, e estes, homens comprometidos com o Evangelho, que sequer sabem que há ou que um dia escritos denominados “apócrifos” existiu. E se esticar a pergunta sobre quais foram alguns dos pioneiros do Evangelho, que também morreram por Jesus, como Policarpo de Ismirna, Apolônio de Roma, e Eusébio de Cesareia, aí a coisa estreita ainda mais, ainda que seria conhecimento para lá de agregador, além do fato de ter sido a vida e morte desses homens uma vergonha para a vida de muitos de nós, que andam achando que fazem ou já fizeram muito pela Igreja. Aliás, Eusébio de Cesaréia, que viveu entre o segundo e o terceiro século, cita no seu livro História Eclesiástica, a Carta que o Senhor Jesus me recomendou que te indicasse, sobre o que eu até te recomendo que, antes de tudo, ao termino do texto que você está lendo, ore a Deus perguntando sobre mim e sobre se isso que eu estou te dizendo é mesmo assim. Contudo, para o que vai se seguir, se você não crê que Ele ainda fala por sonhos e visões para livrar da cova o pé de quem corre perigo de morte, minha sugestão é que pare aqui a leitura e vá jogar seu palitinho com teus amigos, fazer tua pipoca para assistir tua novela, ou jogar teu tempo fora na Internet ou no WhatsApp, se preferir.
Pausa:
(...)Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama. (Jó 33:14,15). (...)Se com ele, pois, houver um mensageiro, um intérprete, um entre milhares, para declarar ao homem a sua retidão, Então terá misericórdia dele... (Jó 33:23,24). Ah, desculpa, isso é “Velho Testamento”, deixa eu ver se há algo dessa linha no “Novo”. Pronto, aqui está: (...)E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; (Mateus 1:20). (...)E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; (Mateus 1:24). Ih, é mesmo, isso foi ainda no tempo que Jesus ainda era um bebê e nem havia começado o Seu ministério, você tem razão. Mas espera, deixa eu dar mais uma cavoucada nas Escrituras, quem sabe há alguma coisa sobre sonho mais à frente. Pronto, achei: (...)E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele. (Mateus 27:19). É, isso também talvez não sirva para te convencer de que os sonhos e visões ainda são usados por Deus para falar conosco, visto que sim, concordo contigo, ainda Jesus estava na Terra e, portanto, não havia derramado o Espírito Santo sobre o povo. Ah, lembrei, e agora não me venha dizer que isso também não vale, que aqui já o Espírito Santo é Quem comandava TODOS sem a pessoa carnal de Jesus. (...)Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: "Passe à Macedônia e ajude-nos". (Atos 16:9). E veja só, o Espírito Santo usando um sonho para tomar forma duma pessoa que desejava conhecer à Deus e para dizer ao apóstolo o que ele havia de fazer... Mas ainda tem isso aqui, visto que (...)É necessário que eu continue a gloriar-me com isso. Ainda que eu não ganhe nada com isso, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe. E sei que esse homem — se no corpo ou fora do corpo, não sei, mas Deus o sabe — foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar. (2 Coríntios 12:1-4). E aí, ainda alguma contestação, se (...)‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. (Atos 2:17). E aqui eu tô dentro, visto que sou velho, lembra? Aliás, tempos atrás, em que por pura prevaricação com os textos que eu tinha de escrever com mensagens também para você, quem sabe, mas que não escrevia, ao me vir tristonho, bondoso que É, Jesus então me deu uma visão onde eu me via escrevendo, muito alegre, e não num computador, mas numa máquina de datilografia – Tradução: “Volte a escrever como antes/antigamente, que Eu devolvo tua alegria”]. Por isso numa máquina de datilografia. Animador, não? Notou a importância dessas mensagens que eu te escrevo, para Deus por amor à tua alma?
Então sigamos
Na revelação dessa vez, agora sim, ela veio depois que, fazendo já um tempo que, é preciso reconhecer, mais uma vez por causa de prevaricação sobre a tarefa que tenho de te advertir por via esses textos, para minha tristeza Jesus não vinha a mim em sonhos como sempre fez desde minha conversão ao Evangelho. Foi quando então, ao assistir o vídeo dum certo irmão muito conhecedor da exegese bíblica, e ouvi-lo dizer que passaria a “guardar o sábado”, e orar a Deus sobre aquele entendimento, o Senhor me deu um sonho me mostrando um livro, na verdade uma carta, conhecida como Didaquê. Os detalhes do sonho, porém, muito me chamou a atenção a que não seria somente para falar da guarda desse ou daquele dia que o Senhor me mostrava a tal carta, apesar de naquele sonho estar a resposta de qual é o Dia do Senhor que devemos ter no coração. Mas, apesar de eu ter tido o sentido, e isso durante o sonho, de que aquele sonho era para esclarecer sobre essa dúvida, ao acordar e procurar na Internet pela Didaquê e lê-la, foi como quem toma um choque de mil volts, tamanha doutrina que o documento, de apenas cinco páginas, contém. Então, agora quase deixando de lado a “questão Dia do Senhor”, me pus a meditar e meditar, e concluir que o que Jesus estava me mostrando era nada mais nada menos – isso por Ele saber da dificuldade que não pouca gente de investir tempo na leitura/meditação bíblica, do que um Manual para a vida cristã de sucesso. Dentro do sonho, lembro bem do momento que o Espírito Santo falava pela minha boca a umas pessoas, que naquele documento continha “detalhes que somente os discípulos que andaram lado a lado com Ele é que O ouviram falar”. Naquele momento eu sabia que o que estava me sendo revelado, era algo de valor inestimável para a vida do crente. Mas ao acordar, ler a carta, e saber que essa é uma Escritura que a igreja católica é quem a “usa” como catecismo, antes que eu resistisse, Jesus me trouxe a imediata reflexão de que, além do sonho onde vi salvos tanto gente da igreja evangélica quanto da igreja católica, foi da igreja católica que saiu a igreja evangélica. E daí fui destravando, destravando, até que de repente foi o mesmo que o Espírito Santo me sacodindo pelos ombros e me perguntando se eu havia esquecido da pergunta que eu havia Lhe feito na oração, sobre Dia e Dia. Dai, no que a ficha ia me caindo, as tripas iam dando nó, sobre que a resposta estava justamente no fato de que os católicos, que reverenciam os ensinos contidos na Didaquê, guardam o domingo e não o sábado. Ocorre que, se nós, os evangélicos também “guardamos” o domingo, por que razão Ele não me apareceu dizendo apenas a frase “O Dia é o Domingo”, e ao invés disso montou o cenário que montou, destacando a Didaquê, um livro considerado pelo crente como um documento apócrifo? Seria para nos dizer que há algo que os católicos guardam como princípio cristão, que nós temos esquecido, além de para dizer também que há escritos que o protestante deveria considerar, como a própria Didaquê, recomendada pelo próprio Salvador? Essa é uma pergunta cuja resposta se dê você, depois que você ler essa tal Didaquê; mas considerando Quem é que me mandou que te recomendasse esse documento, e a que propósito isso, tendo dito tudo o que eu já te disse dos que se esquivam da meditação bíblica, devido a tudo o que envolve a desobediência a isso, aqui vai um estimulo para que você leve muito a sério a questão: Didaquê (Διδαχὴ) é uma palavra grega que significa ensino, doutrina ou instrução. É também chamado de “Instrução dos doze apóstolos”, do grego “Διδαχὴ κυρίου διὰ τῶν δώδεκα ἀποστόλων τοῖς ἔθνεσιν”, ou “Doutrina dos Apóstolos”, o que, a depender do teu tanto de temor a Deus, muito te ajudará a refletir muito antes de alimentar o mínimo pensamento contrário sobre tudo o que sua pessoa está lendo.
Apesar de tudo, me recordando dos irmãos adventistas, diante do Dia do Senhor me ter sido colocado pelo próprio Senhor, como sendo o Domingo – o que é natural, se o domingo é o dia de Sua ressurreição, o dia do recomeço da semana, que é sombra para o Dia do Recomeço de Tudo, ou Dia da Eternidade, esperando eu aqui, que seja ponto pacifico entre nós dois, se de fato sua pessoa acredita que Ele ainda fala pelos sonhos, que é o próprio Criador nos dando o rumo das Coisas, no que tange não guardarmos por guardarmos esse ou aquele dia, mas no que concerne a que Ele é digno de ser reverenciado de forma destacada, reverente, separado (isso para quem diga que o dia de adorar a Deus é todos os dias – o que é legitimo, mas que não cabe aqui no contexto), num dia todinho reservado a Ele no que diz da nossa atenção à quem nos salvará, então resolvi orar ainda fazendo uma pergunta sobre a decisão do amigo do vídeo, que de certa forma estava influenciando alguns pensamentos sobre o sábado, e sobre ainda uma dúvida minha acerca da guarda do sábado, se as Escrituras bíblicas falam da guarda do sábado, então eis o sonho que Ele me deu em resposta: sonho que estou numa casa, com um amigo que devia um dinheiro, mas que não tinha como pagar, a dois homens que noto como aqueles que vendem bugigangas à prestação nas portas. Inicialmente tentamos nos esconder, mas que vendo que eles nos descobririam, resolvo encarar a situação me propondo a pagar o debito desse amigo, e falo que pagaria no próximo sábado. Mas ao ouvir dizerem que sábado já era no dia seguinte, achando muito em cima para levantar o dinheiro, sugiro que fosse então num outro dia. E finda o sonho. Então, logo de cara você já viu que a interpretação vai apontar que o sábado está descartado, doutra forma eu não empurrava o pagamento para “outro dia”; e vu também que esse é um débito que eu [nem você] tenho – por isso não era eu quem devia; mas que se eu quiser pagar – quiser guardar o sábado – sem problema, posso pagar, mas que não há obrigação alguma da minha parte. E que, esse negócio de fazer as pessoas a guardar/pagar o que não deve, é exploração de consciência - por isso eram aqueles homens que vendem coisa à prestação nas portas, onde todos sabemos que seus produtos são vendidos quatro ou cinco vezes o valor real da mercadoria, só por que é fiado, onde somente a entrada já pagou duas vezes o valor real do produto. E ainda, que o amigo do vídeo, que está explorando a consciência das pessoas com o tal ensinamento sobre o sábado, não está sozinho nisso, por isso eram dois homens, ou dois os exploradores, no sonho. Agora, afora a Graça e a Dadiva que é receber do Salvador respostas tão imediatas e saber que Ele nos ouve, me diz se não é maravilhosa a forma como Ele fala...?
Então, lamentando pelos irmãos adventistas, que não estão fazendo errado de tudo, visto que no sonho Ele me deixou a caráter para pagar “o débito” se eu quisesse, ainda que não houvesse débito algum de minha parte, é indispensável que você faça a leitura da Didquê, porém agora não mais como se fosse um documento apócrifo, que diz-se de ou obra religiosa destituída de autoridade canônica], mas como sendo um documento autenticado por Deus. E por que Ele permitiu que tão grande trabalho fosse marginalizado, somente Ele sabe, ou somente na Glória para sabermos. E, pelo visto e a mim exposto pelo próprio Senhor nesses sonhos, onde está claro que nem tudo tido como obra não inspirada divinamente é de fato obra não inspirada por Ele, e nesse contexto eu sinto não somente pelos irmãos adventistas quanto ao dia guardado, mas também pelos meus irmãos evangélicos como um todo, no que tange a rejeição a documentos que ministérios cristãos de outras de tantas ordens, guardam como inspiradas divinamente, com a sua permissão, aqui muito oportunamente me recordando doutra visão onde, sobre o livro de Enoque que eu havia perguntado à Deus sobre se digno de crédito, onde na visão em resposta Jesus me apontava um livro da largura da Bíblia mas cuja altura era de em média quatro ou cinco vezes mais alto que a Bíblia, onde eu tinha que estudar para então responder a uma pergunta que uma mulher [que na vida real não gosta de ler a Bíblia], ela que aparecia na visão prefigurando a porção da Igreja que despreza as Escrituras, me deixando claro que sim, há muitas respostas em livros, no caso em questão, o de Enoque, para perguntas que muita gente não sabe responder. Doutra forma, a pergunta que não quer calar é, por que Ele não me mostrou a Bíblia, e somente a Bíblia, Bíblia que não tem àquela altura toda? Como eu disse, é uma pergunta!
[...O Livro de Enoque foi considerado como Escritura na Epístola de Barnabé (16:4) e por muitos dos primeiros Padres da Igreja, como Atenágoras, Clemente de Alexandria, Irineu e Tertuliano, que escreveu c. 200 que o Livro de Enoque tinha sido rejeitado pelos judeus porque continha profecias que pertencem a Cristo].
[...A Igreja Católica considera como oficiais 73 livros bíblicos (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo), sendo 7 livros a mais no Antigo Testamento do que das demais religiões cristãs e pelo judaísmo. Já a Bíblia usada pela Igreja Ortodoxa contém 78 livros, 5 a mais que a católica e 12 a mais que a protestante].
[...A Igreja Ortodoxa é uma igreja cristã, considerada, com uma doutrina semelhante à da Igreja Católica, mas que possui uma doutrina mais reta, mais rígida. A ortodoxia é a corrente doutrinal que declara que representa a visão correta, fundada em princípios sistemáticos (metafísicos) e científicos].
Só não me pergunte porque razão o próprio Deus permitiu [permitiu, o que é diferente de ter ordenado], que os homens que fizeram a reforma que se chama de Protestante, excluíssem tantas escrituras que irmãos nossos, alguns das religiões aí acima, tem como divinamente inspiradas há séculos e séculos, que essa resposta não tenho para te dar. Mas te conclamo a refletir, orando a Ele com essa pergunta, com que propósito Ele me deu essa visão de que te falei. E sobre a autenticidade do que estou, por ordem d’Ele, te sugerindo que leia, a minha certeza é plena, e fato é que, após a visão indicando a meditação na Didaquê, Ele me vez me ver pendurado, meio que debruçado, sobre o livro do profeta Isaías. Era um lugar alto, e havia o perigo de eu cair lá de cima [frio aqui na barriga – dica para todos nós, se ligue, os que se entendem como seguros], o que, além de nos fazer ver que a Bíblia deve sim ser considerada como base, Ele nos adverte que o propósito com a Didaquê, que nos traz em apenas 16 Capítulos um resumo esplendoroso do que, a despeito de alguns, a Bíblia tanto tem tentado nos dizer, mas que sem muito sucesso na vida de muitos de nós, é nos prepararmos para a Sua volta [quando você ler a Didaquê você vai entender], que é justamente do que fala o livro do profeta Isaías, que é reconhecido como profeta messiânico, e por isso esse profeta foi o usado na visão que me deu fechando a mensagem, onde Ele me colocou debruçado, posto que Isaías fala tanto da Sua primeira quanto da Sua segunda Vinda/Volta, o que você, antes de meditar na Didaquê, verá dito num único capítulo do profeta, esse aí à baixo, que te sugiro ler todo:
(...)Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. (Isaías 53:1-12).
(...)Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. (Isaías 66:22).
Ah, aqui cabe, e quase que eu esquecia, uma observação também feita pelo Senhor, que muito consolo e conforto deve trazer a quem tiver estado apreensivo, seja dos crentes “da geral” seja dos altares, com o que diz a interpretação de alguns dos sonhos acima, como o sonho da placa suja, assim como da placa com queijo por detrás dela, e ainda o do telefone perdido, recuperado por mim e não pelo pastor da irmã que sonhou. Que foi o seguinte: com o texto quase pronto e orar a Ele, como sempre faço, perguntando se havia ainda algo que Ele quisesse dizer, o sonho que Ele me deu, foi dum ônibus onde eu estava, e ao ver um sujeito pular o torniquete sem pagar e se dirigir para a porta de saída ignorando a voz de comando dum tenente-coronel que também viajava no ônibus, meti o pé atrás dele aos berros, perguntando se ele não estava ouvindo o coronel. E então me vejo o segurando já nos degraus, sabendo eu ali, que ele seria preso. E finda o sonho, cuja interpretação, que segue a partir daqui, no que é um conforto, é também uma advertência da extrema seriedade que é se carregar o nome de Deus, e das consequências para quem comete infração dentro do evangelho e pensa que estará impune. Bem, te trazendo que o Ônibus representa o Evangelho – Jesus sempre me dá nos sonhos ônibus representando o Evangelho, para nos pontuar que se mal conduzido, um acidente é inevitável, e a chegada ao Final de Linha extremamente duvidoso, logo os passageiros representando a Igreja, não é normal alguém ser preso só porque pulou um torniquete, mas se no sonho o Espírito Santo me dizia que o homem seria preso, é porque Jesus nos deixa claro que, para o crente que comete uma infração conscientemente, por menor que ela seja, o castigo será severo a ponto de parecer desproporcional – e isso é mostrado que não acontecerá por agora, se o cara seguiu no ônibus, o que está amparado pela parábola do joio e o trigo, de Mateus 13. Aquele homem, ou sabia que estava sem dinheiro e mesmo assim ele entrou no ônibus já com a intenção de cometer a infração, ou não pagou por que não quis, por achar que aquela infração não seria nada demais. Também nos deixa claro que para estar no Evangelho, há um preço a ser pago [por isso a cobrança da passagem]. Os homens [por isso varões e não mulheres], tanto eu quanto o sujeito que pulou o torniquete, assim como o tenente-coronel, somos três representantes de altar; o sujeito como o altar infrator; eu com o dever de ajudar a combater o altar que comete infração [por isso eu o persigo e pergunto se ele não estava ouvindo o coronel], e o tenente coronel representando o altar que tem autoridade [ainda que não esteja sendo obedecida a sua voz de comando pelos próprios do altar]. Mas o fim de tudo, além de todo o já dito, é dizer a mim e a você, que ainda há autoridade sobre altares no Evangelho. O tenente-coronel não representava Jesus, caso te possa ocorrer, já que Ele é Senhor dos Exércitos. Mas apesar do consolo que é para nós, que os ministérios d’Ele ainda traz altares com homens comprometidos, me inquietou o fato de, apesar de eu chamar aquele oficial de “coronel”, indicando o meu respeito pelos oficiais outorgados por Deus, ele era uma patente à baixo, era um tenente-coronel. O que indica, então, que apesar do que Ele nos anima nos assegurando que nem todas as placas escondem lixo por traz, e que nem todos pastores estão desabilitados de recuperar o ‘telefone’ de quem perdeu sua forma de contato com Ele, na hierarquia de autoridades no Evangelho de Cristo, o posto para o oficial Coronel está vago. E será porquê?
Agora, de Jesus para você, A Didaquê:
DIDAQUÊ - A Instrução dos Doze Apóstolos.
O CAMINHO DA VIDA E O CAMINHO DA MORTE
CAPÍTULO I
1 - Existem dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte. Há uma grande diferença entre os dois. 2 - Este é o caminho da vida: primeiro, ame a Deus que o criou; segundo, ame a seu próximo como a si mesmo. Não faça ao outro aquilo que você não quer que façam a você. 3 - Este é o ensinamento derivado dessas palavras: bendiga aqueles que o amaldiçoam, reze por seus inimigos e jejue por aqueles que o perseguem. Ora, se você ama aqueles que o amam, que graça você merece? Os pagãos também não fazem o mesmo? Quanto a você, ame aqueles que o odeiam e assim você não terá nenhum inimigo. 4 - Não se deixe levar pelo instinto. Se alguém lhe bofeteia na face direita, ofereça-lhe também a outra face e assim você será perfeito. Se alguém o obriga a acompanhá-lo por um quilometro, acompanhe-o por dois. Se alguém lhe tira o manto, ofereça-lhe também a túnica. Se alguém toma alguma coisa que lhe pertence, não a peça de volta porque não é direito. 5 - Dê a quem lhe pede e não peças de volta pois o Pai quer que os seus bens sejam dados a todos. Bem-aventurado aquele que dá conforme o mandamento pois será considerado inocente. Ai daquele que recebe: se pede por estar necessitado, será considerado inocente; mas se recebeu sem necessidade, prestará contas do motivo e da finalidade. Será posto na prisão e será interrogado sobre o que fez... e daí não sairá até que devolva o último centavo. 6 - Sobre isso também foi dito: que a sua esmola fique suando nas suas mãos até que você saiba para quem a está dando.
CAPÍTULO II
1 - O segundo mandamento da instrução é: 2 - Não mate, não cometa adultério, não corrompa os jovens, não fornique, não roube, não pratique a magia nem a feitiçaria. Não mate a criança no seio de sua mãe e nem depois que ela tenha nascido. 3 - Não cobice os bens alheios, não cometa falso juramento, nem preste falso testemunho, não seja maldoso, nem vingativo.
4 - Não tenha duplo pensamento ou linguajar pois o duplo sentido é armadilha fatal. 5 - A sua palavra não deve ser em vão, mas comprovada na prática. 6 - Não seja avarento, nem ladrão, nem fingido, nem malicioso, nem soberbo. Não planeje o mal contra o seu próximo. 7 - Não odeie a ninguém, mas corrija alguns, reze por outros e ame ainda aos outros, mais até do que a si mesmo.
CAPÍTULO III
1 Filho, procure evitar tudo aquilo que é mau e tudo que se parece com o mal. 2 - Não seja colérico porque a ira conduz à morte. Não seja ciumento também, nem briguento ou violento, pois o homicídio nasce de todas essas coisas. 3 - Filho, não cobice as mulheres pois a cobiça leva à fornicação. Evite falar palavras obscenas e olhar maliciosamente já que os adultérios surgem dessas coisas. 4 - Filho, não se aproxime da adivinhação porque ela leva à idolatria. Não pratique encantamentos, astrologia ou purificações, nem queira ver ou ouvir sobre isso, pois disso tudo nasce a idolatria. 5 - Filho, não seja mentiroso pois a mentira leva ao roubo. Não persiga o dinheiro nem cobice a fama porque os roubos nascem dessas coisas. 6 - Filho, não fale demais pois falar muito leva à blasfêmia.
Não seja insolente, nem tenha mente perversa porque as blasfêmias nascem dessas coisas. 7 - Seja manso pois os mansos herdarão a terra. 8 - Seja paciente, misericordioso, sem maldade, tranquilo e bondoso. Respeite sempre as palavras que você escutou. 9 - Não louve a si mesmo, nem se entregue à insolência. Não se junte com os poderosos, mas aproxima dos justos e pobres. 10 - Aceite tudo o que acontece contigo como coisa boa e saiba que nada acontece sem a permissão de Deus.
CAPÍTULO IV
1 - Filho, lembre-se dia e noite daquele que prega a Palavra de Deus para você. Honre-o como se fosse o próprio Senhor, pois Ele está presente onde a soberania do Senhor é anunciada. 2 - Procure estar todos os dias na companhia dos fiéis para encontrar forças em suas palavras. 3 - Não provoque divisão. Ao contrário, reconcilia aqueles que brigam entre si. Julgue de forma justa e corrija as culpas sem distinguir as pessoas. 4 - Não hesite sobre o que vai acontecer. 5 - Não te pareças com aqueles que dão a mão quando precisam e a retiram quando devem dar. 6 - Se o trabalho de suas mãos te rendem algo, as ofereça como reparação pelos seus pecados. 7 - Não hesite em dar, nem dê reclamando porque, na verdade, você sabe quem realmente pagou sua recompensa. 8 - Não rejeite o necessitado. Compartilhe tudo com seu irmão e não diga que as coisas são apenas suas. Se vocês estão unidos nas coisas imortais, tanto mais estarão nas coisas perecíveis. 9 - Não se descuide de seu filho ou filha. Muito pelo contrário, desde a infância instrua-os a temer a Deus. 10 - Não dê ordens com rudeza ao seu escravo ou escrava pois eles também esperam no mesmo Deus que você; assim, não perderão o temor de Deus, que está acima de todos. Certamente Ele não virá chamar a pessoa pela aparência, mas somente aqueles que foram preparados pelo Espírito. 11 - Quanto a vocês, escravos, obedeçam aos seus senhores, com todo o respeito e reverência, como à própria imagem de Deus. 12 - Deteste toda a hipocrisia e tudo aquilo que não agrada o Senhor. 13 - Não viole os mandamentos dos Senhor. Guarde tudo aquilo que você recebeu: não acrescente ou retire nada. 14 - Confesse seus pecados na reunião dos fiéis e não comece a orar estando com má consciência. Este é o caminho da vida.
CAPÍTULO V
1 Este é o caminho da morte: primeiro, é mau e cheio de maldições - homicídios, adultérios, paixões, fornicações, roubos, idolatria, magias, feitiçarias, rapinas, falsos testemunhos, hipocrisias, coração com duplo sentido, fraudes, orgulho, maldades, arrogância, avareza, palavras obscenas, ciúmes, insolência, altivez, ostentação e falta de temor de Deus. 2 - Nesse caminho trilham os perseguidores dos justos, os inimigos da verdade, os amantes da mentira, os ignorantes da justiça, os que não desejam o bem nem o justo julgamento, os que não praticam o bem, mas o mal. A calma e a paciência estão longe deles. Estes amam as coisas vãs, são ávidos por recompensas, não se compadecem com os pobres, não se importam com os perseguidos, não reconhecem o Criador. São também assassinos de crianças, corruptores da imagem de Deus, desprezam os necessitados, oprimem os aflitos, defendem os ricos, julgam injustamente os pobres e, finalmente, são pecadores consumados. Filho, afaste-se disso tudo.
CAPÍTULO VI
1 - Fique atento para que ninguém o afaste do caminho da instrução, pois quem faz isso ensina coisas que não pertencem a Deus. 2 - Você será perfeito se conseguir carregar todo o jugo do Senhor. Se isso não for possível, faça o que puder. 3 - A respeito da comida, observe o que puder. Não coma nada do que é sacrificado aos ídolos pois esse culto é destinado a deuses mortos.
A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA
CAPÍTULO VII
1 - Quanto ao batismo, faça assim: depois de ditas todas essas coisas, batize em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 2 - Se você não tiver água corrente, batize em outra água. Se não puder batizar com água fria, faça com água quente. 3 - Na falta de uma ou outra, derrame água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 4 - Antes de batizar, tanto aquele que batiza como o batizando, bem como aqueles que puderem, devem observar o jejum. Você deve ordenar ao batizando um jejum de um ou dois dias.
CAPÍTULO VIII
1 - Os seus jejuns não devem coincidir com os dos hipócritas. Eles jejuam no segundo e no quinto dia da semana. Porém, você deve jejuar no quarto dia e no dia da preparação. 2 - Não reze como os hipócritas, mas como o Senhor ordenou em seu Evangelho. Reze assim: "Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão-nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai nossa dívida, assim como também perdoamos os nossos devedores e não nos deixes cair em tentação, mas livrai-nos do mal porque teu é o poder e a glória para sempre". 3 - Rezem assim três vezes ao dia.
CAPÍTULO IX
1 Celebre a Eucaristia assim: 2 - Diga primeiro sobre o cálice: "Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da santa vinha do teu servo Davi, que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre". 3 - Depois diga sobre o pão partido: "Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da vida e do conhecimento que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre. 4 - Da mesma forma como este pão partido havia sido semeado sobre as colinas e depois foi recolhido para se tornar um, assim também seja reunida a tua Igreja desde os confins da terra no teu Reino, porque teu é o poder e a glória, por Jesus Cristo, para sempre". 5 - Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor pois sobre isso o Senhor disse: "Não deem as coisas santas aos cães".
CAPÍTULO X
1 - Após ser saciado, agradeça assim: 2 - "Nós te agradecemos, Pai santo, por teu santo nome que fizeste habitar em nossos corações e pelo conhecimento, pela fé e a imortalidade que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre. 3 - Tu, Senhor onipotente, criaste todas as coisas por causa do teu nome e deste aos homens o prazer do alimento e da bebida, para que te agradeçam. A nós, porém, deste uma comida e uma bebida espirituais e uma vida eterna através do teu servo. 4 - Antes de tudo, te agradecemos porque és poderoso. A ti, glória para sempre. 5 Lembra-te, Senhor, da tua Igreja, livrando-a de todo o mal e aperfeiçoando-a no teu amor. Reúne dos quatro ventos esta Igreja santificada para o teu Reino que lhe preparaste, porque teu é o poder e a glória para sempre. 6 - Que a tua graça venha e este mundo passe. Hosana ao Deus de Davi. Venha quem é fiel, converta-se quem é infiel. Maranatha. Amém." 7 - Deixe os profetas agradecerem à vontade.
A VIDA EM COMUNIDADE
CAPÍTULO XI
1 - Se vier alguém até você e ensinar tudo o que foi dito anteriormente, deve ser acolhido. 2 - Mas se aquele que ensina é perverso e ensinar outra doutrina para te destruir, não lhe dê atenção. No entanto, se ele ensina para estabelecer a justiça e conhecimento do Senhor, você deve acolhê-lo como se fosse o Senhor. 3 - Já quanto aos apóstolos e profetas, faça conforme o princípio do Evangelho. 4 - Todo apóstolo que vem até você deve ser recebido como o próprio Senhor. 5 - Ele não deve ficar mais que um dia ou, se necessário, mais outro. Se ficar três dias é um falso profeta. 6 - Ao partir, o apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar onde deve parar. Se pedir dinheiro é um falso profeta. 7 -Não ponha à prova nem julgue um profeta que fala tudo sob inspiração, pois todo pecado será perdoado, mas esse não será perdoado. 8 - Nem todo aquele que fala inspirado é profeta, a não ser que viva como o Senhor. É desse modo que você reconhece o falso e o verdadeiro profeta. 9 - Todo profeta que, sob inspiração, manda preparar a mesa não deve comer dela. Caso contrário, é um falso profeta. 10 - Todo profeta que ensina a verdade mas não pratica o que ensina é um falso profeta. 11 - Todo profeta comprovado e verdadeiro, que age pelo mistério terreno da Igreja, mas que não ensina a fazer como ele faz não deverá ser julgado por você; ele será julgado por Deus. Assim fizeram também os antigos profetas. 12 - Se alguém disser sob inspiração: "Dê-me dinheiro" ou qualquer outra coisa, não o escutem. Porém, se ele pedir para dar a outros necessitados, então ninguém o julgue.
CAPÍTULO XII
1 - Acolha toda aquele que vier em nome do Senhor. Depois, examine para conhecê-lo, pois você tem discernimento para distinguir a esquerda da direita. 2 - Se o hóspede estiver de passagem, dê-lhe ajuda no que puder. Entretanto, ele não deve permanecer com você mais que dois ou três dias, se necessário. 3 - Se quiser se estabelecer e tiver uma profissão, então que trabalhe para se sustentar. 4 - Porém, se ele não tiver profissão, proceda de acordo com a prudência, para que um cristão não viva ociosamente em seu meio. 5 - Se ele não aceitar isso, trata-se de um comerciante de Cristo. Tenha cuidado com essa gente!
CAPÍTULO XIII
1 - Todo verdadeiro profeta que queira estabelecer-se em seu meio é digno do alimento. 2 - Assim também o verdadeiro mestre é digno do seu alimento, como qualquer operário. 3 - Assim, tome os primeiros frutos de todos os produtos da vinha e da eira, dos bois e das ovelhas, e os dê aos profetas, pois são eles os seus sumos-sacerdotes. 4 - Porém, se você não tiver profetas, dê aos pobres. 5 - Se você fizer pão, tome os primeiros e os dê conforme o preceito. 6 - Da mesma maneira, ao abrir um recipiente de vinho ou óleo, tome a primeira parte e a dê aos profetas. 7 - Tome uma parte de seu dinheiro, da sua roupa e de todas as suas posses, conforme lhe parecer oportuno, e os dê de acordo com o preceito.
CAPÍTULO XIV
1 - Reúna-se no dia do Senhor para partir o pão e agradecer após ter confessado seus pecados, para que o sacrifício seja puro. 2 - Aquele que está brigado com seu companheiro não pode juntar-se antes de se reconciliar, para que o sacrifício oferecido não seja profanado. 3 - Esse é o sacrifício do qual o Senhor disse: "Em todo lugar e em todo tempo, seja oferecido um sacrifício puro porque sou um grande rei - diz o Senhor, e o meu nome é admirável entre as nações".
CAPÍTULO XV
1 Escolha bispos e diáconos dignos do Senhor. Eles devem ser homens mansos, desprendidos do dinheiro, verazes e provados pois também exercem para vocês o ministério dos profetas e dos mestres. 2 - Não os despreze porque eles têm a mesma dignidade que os profetas e os mestres. 3 - Corrija uns aos outros, não com ódio, mas com paz, como você tem no Evangelho. E ninguém fale com uma pessoa que tenha ofendido o próximo; que essa pessoa não escute uma só palavra sua até que tenha se arrependido. 4 - Faça suas orações, esmolas e ações da forma que você tem no Evangelho de nosso Senhor.
O FIM DOS TEMPOS
CAPÍTULO XVI
1 - Vigie sobre a vida uns dos outros. Não deixe que sua lâmpada se apague, nem afrouxe o cinto dos rins. Fique preparado porque você não sabe a que horas nosso Senhor chegará. 2 - Reúna-se com frequência para que, juntos, procurem o que convém a vocês; porque de nada lhe servirá todo o tempo que viveu a fé se no último instante não estiver perfeito. 3 - De fato, nos últimos dias se multiplicarão os falsos profetas e os corruptores, as ovelhas se transformarão em lobos e o amor se converterá em ódio. 4 - Aumentando a injustiça, os homens se odiarão, se perseguirão e se trairão mutuamente. Então o sedutor do mundo aparecerá, como se fosse o Filho de Deus, e fará sinais e prodígios. A terra será entregue em suas mãos e cometerá crimes como jamais foram cometidos desde o começo do mundo. 5 - Então toda criatura humana passará pela prova de fogo e muitos, escandalizados, perecerão. No entanto, aqueles que permanecerem firmes na fé serão salvos por aquele que os outros amaldiçoam. 6 - Então aparecerão os sinais da verdade: primeiro, o sinal da abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta; e, em terceiro, a ressurreição dos mortos. 7 - Sim, a ressurreição, mas não de todos, conforme foi dito: "O Senhor virá e todos os santos estarão com ele". 8 - Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu.
(...)Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (2 Coríntios 5:10).
E então, de que vamos, de lente ou de viseira, crente...?
Jesus é bom!
Antônio Franco Nogueira – à serviço do Reino eterno!
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