Mulher acorda com dor insuportável e um furo no rosto. A causa é assustadora
Apesar da aparência inofensiva, a pequena aranha marrom é a segunda espécie de aranha mais venenosa e a primeira que contém mais mortes por todo o mundo. Ela possui cerca de sete a 15 mm de comprimento, incluindo o tamanho de suas patas. Possui um veneno necrosante, que além de matar todas as células que ficam perto de onde sua picada foi dada, é bastante perigoso sendo 15% das vezes fatal se não for procurado cuidados médicos, número baixo, porém preocupante.
Uma das recentes vítimas da aranha marrom foi uma cantora americana, que usou as redes sociais para contar sua história e alertar para o perigo oferecido pelo pequeno animal. Ela conta que um dia acordou com o rosto inchado, uma aranha morta na mão e uma parte da pele na face já com uma ferida necrosada (tecido morto). Confira o relato e veja como se proteger de casos semelhantes:
Um pesadelo se tornou realidade para Meghan Linsey - cantora, compositora e vice-campeã da oitava temporada do The Voice USA - quando acordou com uma aranha morta na mão e o rosto inchado e ardendo.
Em algum momento, durante a noite, a aranha picou seu rosto e ela deve tê-la matado. Linsey colocou-a num saco e dirigiu até o pronto-socorro, estando ciente de que a picada era de uma aranha venenosa. Como era de se esperar, a aranha foi identificada como uma aranha-marrom (da espécie Loxosceles Reclusa), uma das mais perigosas do mundo, e sua picada pode ser letal.
Nos dias que se seguiram à picada, Linsey apresentou vários sintomas. "Desde uma dor insuportável nos nervos do rosto, a espasmos musculares, erupção cutânea no corpo todo, inchaço extremo... etc.", ela postou no Instagram. "Foi realmente muito difícil."
Por volta do nono dia, o tecido facial ao redor da picada começou a ficar preto, um sinal de necrose (quando o tecido morre). Felizmente, Linsey não corria risco de morte pela picada que levou, mas talvez ficasse com uma cicatriz no rosto. Para ajudar a ferida sarar mais rápido, ela recebeu tratamento em uma câmara hiperbárica. Finalmente, 25 dias após a picada, a necrose desapareceu e a pele de seu rosto começou a se normalizar.
Embora a picada não tivesse sido letal, ela fez um apelo: "POR FAVOR, se vocês moram em uma área em que essas aranhas estão, façam uma pesquisa e aprendam a se proteger!"
Aranhas domésticas venenosas... toda picada requer tratamento imediato
Conhecer as diferenças entre aranhas peçonhentas e inofensivas irá manter você e sua família protegidos. As crianças e os idosos são mais vulneráveis em se tratando de picada desses aracnídeos. Então, fique de olho a qualquer sinal de coceira ou picadas dolorosas. Em caso de dúvida, procure o posto de saúde.
Se vir alguma dessas aranhas em sua casa, seria uma ótima ideia você procurar um profissional especializado em controle de pragas ou siga essas dicas para combatê-las você mesmo.
Aranha-marrom (Loxosceles).
É uma aranha muito venenosa, sua picada pode levar à morte. Tem coloração de marrom-claro a escuro. É uma espécie doméstica, se esconde em locais escuros e úmidos, como pias, tanques, rachaduras de parede, atrás de quadros, frestas entre móveis, pilhas de tijolos, no meio de roupas sujas etc.
É uma espécie minúscula, tem geralmente 6 olhos e mede cerca de 3 centímetros de envergadura. Especialistas dizem que a picada das espécies encontradas no Brasil geralmente não dói muito e, às vezes, passa despercebida, mas os sintomas que vêm dentro de alguns dias, são tão intensos como os relatados por Linsey.
Viúva Negra (Latrodectus).
Esta aranha é fácil de identificar pela cor preta brilhante e o desenho vermelho em forma de ampulheta em seu abdômen.
Encontrada no mundo inteiro, esta aranha gosta de se esconder em áreas raramente perturbadas, incluindo em espaços pequenos dentro de casa, em porões, galpões e entre móveis ao ar livre. No Brasil, são mais encontradas próximo ao mar, principalmente em lugares menos frequentados.
Os sintomas da picada aparecerão, primeiramente, como dois pequenos pontos, seguidos de espasmos musculares e nos nervos próximos à picada, com febre e náuseas.
Armadeira (Phoneutria).
Ela recebeu este nome porque se arma, erguendo as patas dianteiras para dar o bote. Também é conhecida como aranha-macaco ou aranha de bananeira, por ser um de seus habitats mais comuns. Pode ser marrom ou acinzentada. Divide com a aranha-marrom o posto de vilã entre as aranhas no Brasil. Uma adulta pode ter uma envergadura de aproximadamente 17 centímetros, com o corpo de cerca de 5 centímetros.
É uma espécie muito agressiva e peçonhenta, ataca quando é provocada ou quando se sente ameaçada. Tem hábitos noturnos e gosta de se esconder dentro de roupas e calçados. É responsável por cerca de 45% das picadas de aranha notificadas no Brasil.
Os sintomas de sua picada são dor, inchaço, vermelhidão, sudorese, formigamento, visão turva e náuseas. 10 casos de mortes foram registrados no Brasil pela picada da armadeira.
Aranha-Lobo ou Aranha-de-jardim (Lycosa erythrognatha).
Tem cores que variam do cinza ao marrom claro, com um desenho negro em forma de seta na parte de trás. A picada desta aranha não é fatal, mas ainda assim é bem dolorida. O veneno pode provocar reações na pele, mas geralmente nada grave. Ela costuma sair para passear à noite e pode mover-se muito rapidamente quando é perturbada. É encontrada geralmente em jardins ou ao longo de cercas.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
Por volta do nono dia, o tecido facial ao redor da picada começou a ficar preto, um sinal de necrose (quando o tecido morre)
< Anterior | Próximo > |
---|