Foto: Câmara de Vereadores de Camaçar
A proteção ambiental, ações para reduzir impactos causados pela poluição e estratégias para garantir cuidados com os recursos naturais do município têm pautado as primeiras sessões ordinárias dessa legislatura. Durante a 5ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (20), cinco proposições voltadas com a temática ambiental foram apresentadas e aprovadas pela Casa Legislativa.
Os vereadores Kaique Ara (PT) e Manoel Jacaré (PP), mesmo em lados opostos na política, concordam com a formulação de políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Kaique foi o autor da Indicação Nº 171/2025, que pediu ao Executivo Municipal a criação do Plano Municipal de Arborização Urbana e do Programa “Plantar Camaçari”. Segundo Kaique, Camaçari é o quarto município mais poluente do Brasil, mas não se debruça sobre as questões do meio ambiente, preservação das matas e da qualidade do ar. O vereador propõe, a arborização para reduzir os impactos da poluição no município.
Já o vereador Manoel Jacaré (PP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, convocou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUR) e a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), para a criação e implantação do Projeto Cidade Verde, através da Indicação Nº152/2025. O vereador também falou sobre a arborização e seus benefícios para os munícipes. “Ela traz benefícios como a redução do calor, a melhora da qualidade do ar, a absorção de ruídos e a valorização dos espaços públicos”, defendeu.
Outra solicitação recorrente, tem sido pela implantação de Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs). Três vereadores fizeram a mesma solicitação, voltadas para bairros diferentes.
O vereador Jamelão (Cidadania) solicitou que o equipamento seja implantado na Rua Amaralina, em frente a uma área vazia, no Bairro Verdes Horizonte. O vereador Vagner Bispo (PSB) pediu o PEV para o distrito de Monte Gordo, ressaltando a importância de garantir o descarte correto de resíduos sólidos e outros materiais. E por sua vez, o vereador Dr. Elias Natan (PSDB) solicitou que o Eco PEV seja instalado na Rua Jacarandá, no bairro da Lama Preta.
A sessão abriu espaço ainda, para três cidadãos fazerem o uso da palavra. Os temas também estavam relacionados ao meio ambiente. A mensagem foi reforçada por integrantes do Colegiado Gestão Ambiental, Construção Coletiva, grupo formado por ambientalistas, incluindo representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Camaçari), por meio da participação da ambientalista Ana Mandi, que ocupou a tribuna para fazer a leitura do Manifesto das Águas, e através da empresária Verônica de Oliveira, que gere a empresa Hydrus Água Mineral, que atua em Abrantes e faz um trabalho de preservação ambiental.
NOTA
E a preocupação dos vereadores não é sem causa, haja visto que estudos indicam que a mudança climática, causadora do aquecimento global, tem desencadeado consequências desastrosas em todo o mundo, tendo sido 2024 o ano mais quente de todo o planeta. Em Camaçari, agravado pela poluição do ar, o sol de um dia chega a causar a impressão de que aquele é o 'sol de todos os verões'; quem mora na zona rual, onde a arborização é abundante, ao chegar na cede da cidade diz, de forma unânime, que a sensação é de quem saiu do banho e entrou num forno.
VEJA TAMBÉM
Pedra x Vidraça: Vereador faz sérias acusações contra empresa ganhadora da licitação
W.O: Vereadores de oposição vitoriosos em primeiro embate sobre moradias na Câmara
TOMA QUE O FILHO É TEU (?) - Sindicância deve apontar orígem de inscrições irregulares do MCMV
CRUZ OU ESPADA - Oposição convocará Conselho de Habitação para explicações sobre parecer na Câmara
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|