Representantes da empresa Tronox com Comissão de Meio Ambiente da Câmara - Foto: Câmara
Representantes da indústria de pigmentos Tronox, estiveram na Câmara Municipal de Camaçari na última sexta-feira (14/03), em resposta à convocação da Comissão de Meio Ambiente e Turismo da Casa, para prestar esclarecimentos sobre a política ambiental da empresa. A representação da empresa respondeu a questionamentos dos vereadores e deram esclarecimentos a respeito do último Termo de Ajustamento de Conduta, assinado pela antiga proprietária da fábrica e o Ministério Público do Estado.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, o vereador Manoel Jacaré (PP), que já havia convocado a empresa para uma Audiência Pública e denunciado uma suposta contaminação de produtos químicos na localidade de Areias. O vereador Dudu do Povo (União), relator do colegiado, e o vereador Paulinho do Som (PT), membros da comissão, também participaram da reunião. A Tronox foi representada pelo consultor técnico, Eduardo Fontoura, a consultora jurídica, Rosani Rosa, e o diretor jurídico, Viktor Veras.
Durante a conversa, o vereador Manoel Jacaré questionou sobre a denúncia apresentada pela comunidade de Areias, referente a poluição atmosférica e do lençol freático na região. Segundo os moradores, a fábrica seria a responsável pela situação.
Os consultores não negaram as acusações. Porém a empresa, alegou que na época da instalação (1969) e início da operação (1971), não havia no país uma fiscalização rígida a respeito de resíduos industriais e poluição atmosférica e freática, tendo havido durante muitos anos contaminação do lençol freático. Eles informaram, que posteriormente foi criada uma barreira hidráulica para conter a contaminação, que junto com a estocagem da área contaminada vem buscando remediar o dano já feito.
Seguido a explicação, referente à poluição atmosférica, os consultores explicaram que na atualidade a fumaça branca que sai das chaminés é apenas vapor d’água e que o resíduo de enxofre que realmente poderia causar danos já não é mais utilizado.
Mais uma vez se eximindo da responsabilidade, a empresa pontuou que os dados da Tronox são apresentados anualmente para a comunidade de Arembepe, mas que o fornecimento de água potável e implementação do saneamento básico em toda a região é função da Embasa.
Resultado da ópera:
A reunião foi concluída sem nenhum encaminhamento ou nova intervenção sugerida, sendo tudo mantido como está na fábrica e nas localidades próximas. Ou seja, como diz o dito popular, "segue tudo como dantes no quartel de Abrantes".
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|