A deputada federal e primeira-dama de Camaçari, Ivoneide Caetano (PT) - Foto: Redes Sociais
A deputada federal e primeira-dama de Camaçari, Ivoneide Caetano (PT), participou da Feira de Economia Solidária em Arembepe, neste sábado (08), e usou o espaço para reforçar a importância da independência financeira das mulheres e a necessidade de investimentos nas áreas rurais do município. O evento, realizado na Praça dos Coqueiros, integra as ações do Camaçari Mulher, projeto da Prefeitura de Camaçari em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
Em seu discurso, Ivoneide destacou que a independência financeira é um passo fundamental para a autonomia feminina. “Nós mulheres, para além do respeito, para além de todas as políticas públicas que nós precisamos, é importante a gente sempre lembrar que temos que ter o nosso dinheiro no bolso. Temos que ter prosperidade. A gente não pode falar de independência se a gente não tem independência financeira”, afirmou.
Em seguida, a deputada também elogiou o trabalho do prefeito Luiz Caetano (PT) e sua equipe, mas destacou que ainda há muito trabalho a ser feito em busca de equidade e igualdade de direitos. “Eu quero aqui, Caetano, lhe parabenizar por toda a sua equipe. Você, de fato, sempre que esteve prefeito, valorizou as mulheres”, disse. “A gente sabe que a gente tem que avançar muito”, completou.
Baixa representação política
Ivoneide chamou a atenção para a baixa representatividade feminina na política, tanto no âmbito municipal quanto nacional. “Ainda existem 71 cidades na Bahia que não têm sequer uma vereadora na Câmara. Nós somos 417 municípios nesse estado. Temos apenas 60 prefeitas e 61 vice-prefeitas. Na Câmara Federal, temos apenas 91 deputadas entre 513 deputados”, destacou, reforçando que não se trata de qualificação, mas de falta de espaço. “Nós mulheres, quando ocupamos qualquer espaço de poder, a gente trabalha com afinco, com dedicação. A gente faz e faz para valer”, afirmou.
Investimentos na zona rural
Antes de concluir, a deputada pediu que as políticas públicas voltadas para as mulheres sejam ampliadas e cheguem às áreas mais distantes do município. “Eu quero aqui me colocar à disposição, Branca [Branca Patrícia, secretária municipal da Mulher]. E pedir a você que leve ações para todo o município. Leve para Cancelas, leve para os lugares mais longínquos, para Cordoaria, leve para o povo da Comunidde Quilombola, leve para todos e todas”, disse.
Ao finalizar, Ivoneide repetiu palavras semelhantes às que usou no discurso de posse de Caetano: “Nós queremos Camaçari uma cidade do cuidado. Uma cidade onde todos tenham oportunidade”, concluiu.
VEJA TAMBÉM
CAMAÇARI MULHER: Feira da Economia Solidária valoriza força feminina empreendedora
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|