Os vereadores petistas Dentinho do Sindicato e Tagner Cerqueira - Fotomontagem CFF/Divulgação
Os vereadores petistas Dentinho do Sindicato e Tagner Cerqueira usaram as redes sociais para se posicionar contra o caso dos 163 trabalhadores chineses resgatados em situação de trabalho análogo à escravidão nas obras de construção da fábrica da BYD em Camaçari, divulgado nesta semana, pelo Ministério Público e Ministério do Trabalho, entre outros órgãos federais.
“Não podemos tolerar ou relativizar essa situação dos trabalhadores chineses. A ação do MPT reafirma o compromisso dos nossos poderes para garantir condições de trabalho justas e seguras. Independente de nacionalidade, os direitos dos trabalhadores estão acima de qualquer coisa”, declarou Dentinho, que também é sindicalista.
“Acertada a intervenção do Ministério Público do Trabalho em defesa dos chineses que estavam trabalhando em situação análoga a escravidão aqui em nossa cidade. Somos sim a favor da geração do emprego e da renda mas respeitando sempre a vida e as condições dignas de trabalho”, afirmou Tagner, vereador e advogado.
Ambos os posicionamentos foram publicados na rede social X (antigo Twitter) e postadas em seus perfis no Instagram. Até o momento, não houveram maiores manifestações.
Procurado pelo Camaçari Fatos e Fotos (CFF) logo após a divulgação das ocorrências, o prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) também criticou duramente as condições de trabalho. “A minha posição é muito clara. Estou sempre do lado dos trabalhadores. Os direitos dos trabalhadores são invioláveis. Não importa qual seja a empresa, nós não vamos aceitar nada que prejudique os trabalhadores ou qualquer pessoa”, enfatizou Caetano.
Uma audiência virtual foi marcada para esta quinta-feira (26), na qual a BYD e a Jinjiang Group deverão apresentar providências para garantir condições adequadas de trabalho e alojamento, no entanto, após a divulgação da operação, a BYD decidiu cancelar o contrato com a terceirizada, diretamente responsável pelas condições de trabalho.
VEJA TAMBÉM
BYD rompe contrato com terceirizada acusada de irregularidades
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|