Galeria de Fotos

Não perca!!

Política

Sales - única vereadora eleita em Camaçari, entre seu padrinho político, o ex-vereador Val Estilos, e Luiz Caetano - Foto: WebSales - única vereadora eleita em Camaçari, entre seu padrinho político, o ex-vereador Val Estilos, e Luiz Caetano - Foto: Web

Apesar de ter 111.094 eleitoras no pleito deste ano, o que colocou as mulheres na posição dominante de 54% do eleitorado da cidade, Camaçari, mais uma vez, elegeu apenas uma mulher, Sales de Val Estilos (PSD) - Val Estilus que rompeu com Elinaldo e apoia Caetano -, que teve 1.919 votos e ficou na 14ª posição em número de votos, entre os eleitos.

A segunda mulher mais votada foi Neidinha (PT), que ficou na 28ª posição, com 1.594 votos (79 votos a mais que o último vereador eleito, João Dão, do PSB). A próxima na lista é Drª Gabriela Mendes (PT) com 1344 votos, na 36ª posição. Na 41ª posição aparece Ara Brasil com 1285 votos. Todas elas são de esquerda.

Já no campo direitista, a mulher que recebeu mais votos foi Drª Cristiane Bacelar (PL), que recebeu 1172 votos e aparece na 46ª posição, seguida de longe por Fafá de Senhorinho (União), na 51ª posição com 1126 votos. E essas são todas as mulheres que receberam mais de mil votos.

Somados, os votos de todas essas mulheres totalizam 8.440, o que corresponde a 7,6% do votos femininos da cidade. Por outro lado, o município teve 33% de candidaturas femininas, um total de 99 mulheres concorrendo a uma vaga na Câmara. Das 99 candidatas, 18 receberam menos de 100 votos

A última vez que mulheres tiveram uma votação expressiva em Camaçari para o cargo de vereadora foi em 2008, quando Luiza Maia (PT) foi a mais votada entre todos os candidatos ao cargo, com 3.901 votos e Carmen (PTB) que ficou em terceiro lugar no pleito com 2.863 votos.

Se contra números não há argumentos, a pergunta que fica é: porque, em uma cidade como Camaçari na qual dezenas de mulheres se envolvem de maneira ativa no processo político, as mulheres eleitoras não optam pela representatividade feminina. E que pese haver bons vereadores, já está mais do que demonstrado que homens, por melhores que sejam, não representam pautas femininas e não lutam pela melhoria da qualidade de vida de mulheres, principalmente aquelas que são mães.

Na dúvida, basta olhar a lista de projetos aprovados na Câmara nos últimos 08 anos…

Veja também:

ELEIÇÕES 2024 - Jerônimo revela que Lula pode vir para segundo turno em Camaçari

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br