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Política

Diretor-geral da TVE, Flávio Gonçalves (Foto: Reprodução) Diretor-geral da TVE, Flávio Gonçalves (Foto: Reprodução)

A TVE Bahia se tornou a primeira emissora de televisão do Brasil a vetar propagandas de empresas de apostas eletrônicas, conhecidas como "bets", durante as transmissões dos campeonatos de futebol. A emissora pública, que transmite mais de 80 jogos exclusivos dos campeonatos baianos e lidera a audiência em várias transmissões, tomou a decisão com base nos impactos sociais, econômicos e psicológicos negativos que esse tipo de atividade vem causando, principalmente entre trabalhadores, jovens e beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família.

O diretor-geral da TVE, Flávio Gonçalves, destacou o compromisso da emissora com o bem-estar social. “Como uma emissora pública, a TVE reafirma seu compromisso com o bem-estar da população baiana e a diminuição das desigualdades sociais e econômicas. Não faz sentido estimular que as pessoas percam dinheiro e acumulem ainda mais dívidas; pelo contrário, nosso papel é alertar sobre os perigos, impactos perversos e educar a população”, afirmou.

Contexto

A decisão da TVE Bahia ocorre em um momento em que o Governo Federal também tem tomado medidas mais rigorosas em relação ao mercado de apostas online. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou recentemente o bloqueio de até 600 sites de apostas irregulares no Brasil, como parte de um esforço para regular o setor e proteger a população dos efeitos nocivos dessa prática.

O bloqueio será conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e o governo ainda irá monitorar as apostas feitas pelos brasileiros através do CPF, como forma de identificar comportamentos problemáticos, como vício em jogos ou lavagem de dinheiro. O governo também planeja uma regulamentação mais rígida sobre a publicidade dessas plataformas, similar à aplicada para o fumo e bebidas alcoólicas.

Impacto nas transmissões esportivas

A TVE Bahia, que se destaca desde 2016 pela cobertura de eventos esportivos, alcança uma audiência de 12 milhões de pessoas na TV aberta, além das transmissões ao vivo pelo YouTube. Mesmo com o veto às propagandas de apostas eletrônicas, a emissora continuará oferecendo espaço publicitário para empresas públicas e privadas, garantindo a continuidade dos investimentos que possibilitam a ampliação e qualificação das transmissões dos jogos.

A decisão da TVE reforça o papel das emissoras públicas na proteção e conscientização da população, prevenindo problemas ligados ao vício em apostas e seus impactos sociais.

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