A Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) apresentou nesta segunda-feira (30) os resultados do segundo quadrimestre de 2024 durante uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores. O encontro serviu para detalhar as ações da pasta, focando em áreas como Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Regulação, mas curiosamente, sem qualquer menção às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que costumam ser parte central do atendimento das queixas dos camaçarienses sobre a precariedade do atendimento no município.
Conduzida pelo secretário de Saúde, Luiz Duplat, a apresentação destacou o que a pasta sinaliza como avanços na cobertura de saúde da família e saúde bucal. De acordo com o secretário, a cobertura de atenção básica atingiu 86%, enquanto os serviços de saúde da família alcançaram 75,80% e os de saúde bucal chegaram a 57%, números que teriam quase dobraram nos últimos oito anos.
O Programa Sesau Fila Zero, voltado para a redução de filas de cirurgias e consultas, também foi um dos pontos de destaque: segundo os dados apresentados, foram 1,6 milhão de procedimentos realizados desde a criação do modelo de atendimento, incluindo 8.902 cirurgias eletivas. Apenas nas edições do programa itinerante deste quadrimestre, teriam sido oferecidas 50.911 procedimentos especializados.
Apesar de o relatório ter abordado temas amplos da gestão da saúde no município, como a 'expansão das equipes de saúde da família' e o aumento chamado de 'expressivo' nos atendimentos odontológicos, a ausência de referências às UPAs chamou a atenção, visto que são fundamentais no atendimento de urgências e emergências.
Outra coisa que impressiona é o volume de dados positivos apresentados, incompatível com a realidade verificada nos postos de saúde e constantemente denunciada pela população de Camaçari, que chega a esperar de 11 meses a 01 ano para realização de procedimentos de rotina.
A audiência foi presidida pelo vereador Dr. Elias Natan, relator da Comissão de Saúde, e contou com a participação da subsecretária de Saúde, Tamy Fonseca, e das diretoras Elaine Teixeira, Elba Brito e Alcione Vasconcelos, responsáveis pelas áreas de Atenção à Saúde, Regulação e Vigilância em Saúde, respectivamente.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|