Esse ano, os cuidados com a segurança das urnas e a legitimidade do processo ganhou também os cuidados contra a COVID-19 (Foto: Shutterstock | Reprodução)
O sábado foi destinado para o sorteio das urnas auditadas e para transportar aquelas que ficarão nas ilhas do entorno da capital
O sábado que antecedeu as eleições municipais foi de trabalho intenso para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). No período da manhã, os representantes da justiça eleitoral cumpriram a missão de levar as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais para os distritos de Ilha de Maré, Ilha Bom Jesus dos Passos e Ilha dos Frades.
Os equipamentos foram embarcados no Saveiro Clube da Bahia, na Ribeira, em Salvador e seguiram para os destinos com a escolta de oficiais da Marinha e da Polícia Militar para garantir a segurança e integridade na distribuição dos equipamentos.
Para assegurar que as urnas chegassem sem danos, todos os equipamentos foram armazenados em caixas plásticas. A segurança dos servidores que atuarão no domingo(15) também foi contemplada com a distribuição dos materiais de proteção individual como máscaras, face shield (protetor facial) e álcool gel.
O período da manhã também serviu para realizar o sorteio das urnas eletrônicas que passarão por auditoria no processo de votação paralela. Foram selecionadas cinco urnas de diferentes zonas eleitorais.
A primeira urna sorteada pertence a 10ª zona eleitoral, em Salvador, na seção 921. A segunda urna foi da zona 34, na seção 31, localizada na zona rural do município de Belmonte. A terceira zona sorteada foi a 110, seção 121, em Ribeira do Pombal. A quarta zona escolhida foi a 88, seção número 189, que fica em Seabra. A quinta e última zona sorteada foi a 178, seção número 126. Esta zona fica em Saubara.
O objetivo desse sorteio, realizado desde 1996, é atestar a segurança da urna eletrônica e garantir transparência ao processo eleitoral. A ação foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-BA no Youtube. As urnas a serem auditadas serão levadas de suas zonas eleitorais para a sede do TRE-BA, no Centro Administrativo. As zonas vão substituir os equipamentos, inseminando e lacrando urnas de contingência para que os eleitores das seções sorteadas possam votar normalmente.
Ainda no sábado, foi realizado o sorteio de 10 zonas eleitorais para a verificação de autenticidade e integridade do sistema. Essa outra auditoria é realizada na própria unidade eleitoral sorteada. Por meio de um programa do TSE, essas urnas são testadas para aferir que usam programa autênticos e íntegros.
Para o juiz de direito e presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Roberto José Lima Costa, as duas auditorias “conferem tranquilidade e dão certificação para toda a coletividade da segurança da urna eletrônica”.
Algumas zonas não participaram do sorteio por estarem mais distantes da capital, o que dificultaria o transporte. No domingo, a auditoria acontecerá simultaneamente às votações. Todo o processo será filmado e poderá ser consultado depois, se necessário.
As urnas sorteadas para a auditoria de autenticidade e integridade foram:
Zona 157, seção 378, em Feira de Santana
Zona 147, seção 14, em Aiquara
Zona 87, seção 123, em Lajedinho
Zona 167, seção 256, em Caem
Zona 52, seção 116, em Paripiranga
Zona 25, seção 68, em Ilhéus
Zona 161, seção 332, em Maetinga
Zona 180, seção 40, em Lauro de Freitas
Zona 112, seção 188, em Alcobaça
Zona 172, seção 19, em Itamaraju
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|