Ex-presidente seria o mais votado tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea
Mesmo preso e sem saber se poderá disputar as eleições deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a intenção de voto para presidente em todos os cenários em que ele aparece como candidato na pesquisa CNI-Ibope divulgada na manhã desta quinta-feira (28/6).
Na pergunta estimulada, ou seja, quando o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado, o petista obteve 33% das intenções de voto no primeiro turno do pleito eleitoral. Já na pergunta de resposta espontânea, Lula também aparece em primeiro lugar, com 21% das intenções de voto.
Apesar de ser o primeiro na corrida eleitoral, ainda não se sabe se o petista poderá de fato concorrer. Ele está preso desde abril em Curitiba e a Justiça ainda não julgou nem o seu pedido de liberdade e também não decidiu sobre a possibilidade de ele ser candidato ou não.
Diante da possibilidade de Lula ficar fora do páreo, a pesquisa mostrou que, sem ele, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) empatam tecnicamente no limite da margem de erro. O primeiro com 17% das intenções de voto e a segunda com 13%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
< Anterior | Próximo > |
---|