Dois homens foragidos da Justiça foram presos durante o festival de música gospel “Canta Bahia”, realizado em Camaçari, neste sábado (24). As prisões ocorreram com o suporte do sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Segundo informações da SSP-BA, o primeiro homem localizado tinha um mandado de prisão aberto por tráfico de drogas, enquanto o segundo era procurado por roubo. Os nomes dos indivíduos não foram divulgados. As capturas foram efetuadas após alertas emitidos pela Plataforma de Observação Elevada (POE) da secretaria, instalada no portão de acesso ao evento, que ocorreu no espaço Camaçari 2000.
A equipe de segurança acionou patrulhas do 12º Batalhão da Polícia Militar, que realizaram as prisões. A dupla foi levada para a Delegacia Territorial de Camaçari, onde as ordens judiciais foram cumpridas.
Desde o início de 2024, a tecnologia de reconhecimento facial tem possibilitado a prisão de cerca de 510 suspeitos com mandados de prisão em aberto. Desde sua implementação em 2019, foram capturadas mais de 1.766 pessoas, com 70% delas procuradas por crimes graves. Um exemplo de eficácia foi uma prisão realizada no dia 5 de julho, durante a primeira noite do festival Canta Bahia 2024 em Salvador, onde um foragido foi detido ao tentar acessar o evento.
A tecnologia, que é utilizada em Salvador e em outros 80 municípios do estado, é alimentada pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça. Ela é empregada na busca por homicidas, traficantes, assaltantes, estupradores, estelionatários, sequestradores e devedores de pensão alimentícia.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|