Creme dental Colgate Total Clean Mint (Foto: Reprodução)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a interdição cautelar do creme dental Colgate Total Clean Mint, três dias após determinar sua retirada das prateleiras devido a inúmeros relatos de lesões e outras reações adversas associadas ao uso do produto. A liberação ocorreu após a Colgate entrar com um recurso, alegando que o creme dental é seguro.
Apesar da liberação, a agência mantém um alerta sobre os riscos do uso desse creme dental e recomenda que consumidores fiquem atentos a possíveis sintomas, como ferimentos na boca, inchaço, dor e sensação de queimação.
O que fazer
A Anvisa reforça que, embora o creme dental possa continuar sendo vendido, há indícios de que a substância fluoreto de estanho, presente na formulação, pode ser a causadoras dos problemas resultados por consumidores e profissionais do Brasil todo. Entre as reações estão aftas, bolhas, inflamação gengival, sensação de dormência nos lábios e irritações na mucosa oral. Houve também casos de dificuldade severa de comer e falar.
Diante desse cenário, a recomendação da agência é que os consumidores interrompam o uso do creme dental caso apresentem qualquer sintoma e procurem um profissional de saúde caso o desconforto persista. A Anvisa também orienta que todas as reações adversas sejam notificadas pelo sistema e-Notivisa, para que o órgão possa acompanhar e investigar os casos.
Além disso, os profissionais de saúde devem estar atentos a sinais de alterações bucais em seus pacientes, orientando-os sobre possíveis reações e sugerindo alternativas para indivíduos sensíveis. A agência também enfatiza que fabricantes de produtos com fluoreto de estanho, que é usado por diversas marcas, devem garantir que os rótulos tragam informações claras sobre possíveis efeitos colaterais e o uso adequado.
Entenda o caso
A interdição cautelar inicial havia sido determinada para permitir uma investigação sobre a relação entre o creme dental e as queixas dos consumidores. Agora, com a suspensão da medida, a venda do Colgate Total Clean Mint está liberada, mas o monitoramento da Anvisa continua.
Em nota, a Colgate afirmou que o produto não representa risco à saúde e que algumas pessoas podem ser mais sensíveis a determinados ingredientes. A empresa também informou que está colaborando com as autoridades para fornecer os esclarecimentos necessários.
VEJA TAMBÉM:
VIXE: Anvisa interdita creme dental Colgate Total Clean Mint após queixas de reações adversas
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|