Os brasileiros da segunda leva de deportados dos Estados Unidos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Confins (MG) por volta das 21h40 desta sexta-feira (7). (Foto: Cristiano Fonseca/Ato Press/Estadão Conteúdo)
Imigrantes deportados dos Estados Unidos que chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), relataram abusos e comportamento violento de autoridades norte-americanas em voo anterior fretado pelo governo dos EUA, que saiu da Luisiana e pousou em Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (7/2).
Rafael Marciano, de 27 anos, narrou momentos de dificuldade ao Estado de Minas. “Tinha pão com salame para comer, mas o salame estava podre. Muito ruim. No início do voo, um senhor pediu remédios às autoridades e não deram. Como ele estava algemado nas mãos e nos pés, ele caiu com o rosto no chão e ficou se debatendo”, disse.
João*, de Governador Valadares, também presenciou o momento. “Ele estava com dificuldades para respirar e pediu um remédio. Tinha uma médica no voo, mas ela sumia. Ajudou na hora, mas algemaram ele novamente”, contou.
“Tinha uma comida podre, um Doritos que parecia velho. Um cheiro muito ruim”, disse.
Em três meses no território norte-americano, João foi transferido quatro vezes de unidade prisional e garante que a xenofobia se intensificou após a eleição de Donald Trump. “Eles ficaram mais violentos. Em uma cela para 25 pessoas, já ficaram 60. Dormimos no chão”, afirmou o valadarense.
A ministra dos Direitos Humanos e Cidadania Macaé Evaristo (PT) está no local para receber os imigrantes deportados e afirmou que, a partir de negociações com o governo norte-americano, conseguiu garantir que mulheres e crianças viajassem sem algemas. “Lá eles são deportados, aqui são repatriados”, afirmou.
O Serviço Social Autônomo de Minas Gerais (Servas) preparou kits com alimentos, cobertores e produtos de higiene para o grupo. Os repatriados que não tiverem recursos para retornar às suas cidades receberão auxílio do governo.
Essa é a segunda aeronave com deportados que pousa no Brasil desde a posse do presidente norte-americano Donald Trump (Republicanos). A primeira chegou no dia 25/1 com 158 passageiros, realizou um pouso técnico em Manaus e seguiu para Confins.
VEJA TAMBÉM
Governo vai montar posto de acolhimento para deportados dos EUA
PF abre o jogo após deportação de brasileiros algemados
Passageiro do 1º voo de deportados da era Trump: “Morei lá 35 anos”
Trump inicia 'operação de deportação em massa' com prisão de mais de 500 imigrantes nos EUA
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|