Um grupo de sociedades médicas pediu em carta aberta, nesta quinta-feira, 21, providências à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto ao uso indiscriminado de implantes hormonais no Brasil.
As entidades solicitam que a agência fiscalize a comercialização e o uso do chip da beleza, pois o implante hormonal proporciona riscos de complicações renais, hepáticas e infecções.
Segundo o documento, os implantes contendo esteroides anabolizantes são divulgados e prescritos como parte de estratégias que fazem apologia a um corpo perfeito e a um suposto estilo de vida saudável.
“A aplicação desses implantes está atrelada a um viés altamente comercial, sendo vendidos nos próprios consultórios médicos como ‘chip da beleza’, tratamento da menopausa, antienvelhecimento, para redução da gordura corporal, para aumento da libido e da massa muscular. A prescrição desses agentes está banalizada e disseminada, com divulgação livre nas redes sociais, sem o devido respaldo ético e científico da Medicina Baseada em Evidências”, diz a carta.
A prescrição de “chips da beleza” já foi proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por suas consequências maléficas para o organismo.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|