Segundo o projeto Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha (IMP), a cada 7,2 segundos uma mulher sofre agressão física no Brasil (Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil)
O agressor de violência doméstica terá que ressarcir o Sistema Único de Saúde (SUS) os custos médicos e hospitalares com o atendimento à vítima de suas agressões. A Lei nº 11.340, que estabelece a responsabilização, sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).
De acordo com o texto, “aquele que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial a mulher fica obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive ao Sistema Único de Saúde (SUS)”. Os recursos arrecadados vão para o Fundo de Saúde do ente federado responsável pelas unidades de saúde que prestarem os serviços de atendimento à vítima de violência doméstica.
O documento diz ainda que os custos com o uso de casas de abrigo e de dispositivos eletrônicos de monitoramento também deverão ser ressarcidos pelo agressor. A portaria determina ainda que os bens da vítima de violência doméstica não podem ser usados pelo autor da agressão para o pagamento dos custos e nem como atenuante de pena ou comutação, de restrição de liberdade para pecuniária.
Segundo o projeto Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha (IMP), a cada 7,2 segundos uma mulher sofre agressão física no Brasil.
Veja também:
Homem é preso suspeito de estuprar e agredir mulher na BR: 'furou a orelha com chave'
Jovem de 20 anos morre no HGC e namorado fica ferido após serem esfaqueados; ex da vítima é suspeito
Jovem é encontrada morta após sair para encontro marcado pela internet
Diretora de creche morre após ser esfaqueada por marido na Bahia
Mãe de adolescente morta pelo ex tinha pedido para ela não reatar namoro
Funcionária do MEC é achada morta no DF; cozinheiro confessa crime
Fisioterapeuta que sobreviveu a 68 facadas é ouvida em 1ª audiência
'Será que eu já morri?': fisioterapeuta relata como sobreviveu a 69 facadas
Leia depoimento de fisioterapeuta que levou 69 facadas na íntegra
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|