A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) aceitou recurso da Mocidade e decidiu que o título do Carnaval 2017 será dividido entre esta escola e a Portela. A decisão foi tomada em reunião na noite desta quarta-feira (5). Foram sete votos a favor, cinco abstenções e um contra, justamente da Portela.
Isso faz com que a Portela aumente seu jejum de títulos sozinha para 47 anos - o último foi em 1970 e desde então teve três conquistas divididas, contando com a de agora. Em 1980, a Portela foi campeã com Imperatriz e Beija-Flor e em 1984 com a Mangueira.
Já a Mocidade chega ao sexto título. A escola não ganhava o Carnaval desde 1996, acumulando 21 anos na fila.
Entenda
O julgador de Enredo Valmir Aleixo alegou em sua justificativa de voto que tirou um décimo da Mocidade porque a escola não teve um destaque de chão conforme previsto no roteiro, conhecido como Livro Abre-Alas. No entanto, a escola alegou que o componente estava em uma versão antiga do documento e que na nova, entregue no prazo, não constava o destaque.
Sem o décimo descontado, Mocidade e Portela teriam pontuação total empatada, com desempate saindo no quesito Comissão de Frente, favorecendo a escola da Vila Vintém. Assim, a Mocidade ingressou com recurso pedindo a divisão do título e da premiação.
< Anterior | Próximo > |
---|