Uma publicação racista que utiliza o meme "de raiz" e "nutella" foi denunciada nesta quinta-feira (16) pela organização Safernet, que monitora crimes e violações dos direitos humanos na internet. O post define "preto raiz" e "preto nutella" e foi publicado no dia 14 em um grupo de Facebook, gerando muita indignação.
Na brincadeira, originalmente, os internautas comparam situação à moda antiga ("raiz") e sua versão mais moderninha ("nutella"). Na postagem, "preto raiz" é definido como alguém que usa corrente, é analfabeto e obedece ordens do senhor de escravos. Já o "preto nutella" usa turbante, questiona autoridade, tem cota para estudar e quer andar de avião.
A publicação já foi apagada, mas cópias dela circulam na rede, muitas sob críticas.
Thiago Tavares, diretor da Safernet, afirmou que a empresa recebeu a denúncia e encaminhou. "Recebemos uma denuncia contra essa publicação e do perfil (na rede social) do suposto autor. Os links desses perfis já estão sob analise do Ministério Público de São Paulo, que tem um grupo que investiga crimes cibernéticos", contou ele a O Globo.
A Safernet tem acordo com o MPF para combater crimes de pornografia infantil, racismo, homofobia e discriminação em geral na internet.
< Anterior | Próximo > |
---|