No documento, o ministro disse que: “a Força Nacional de Segurança Pública encontra-se em fase de preparação para operação de enfrentamento de homicídios e violência doméstica, cujo plano está em desenvolvimento neste ministério, destinando, a priori, a atuação nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal”.
Ontem, após afirmar que o estado de Roraima não havia pedido ajuda do governo federal para controlar as rebeliões nos presídios estaduais, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, voltou atrás e admitiu que foi procurado pela governadora para tratar do assunto.
Em nota, o Ministério da Justiça afirmou que Moraes teve uma audiência com Suely Campos no dia 11 de novembro, e foi informado de que ela encaminharia ofícios solicitando o envio da Força Nacional para cuidar da “administração do sistema prisional”. A nota também afirma que foram liberados, na ocasião, R$ 13 milhões a Roraima “para equipamentos e armamentos para o grupo interno que atua nos presídios dos estados”.
O presidente da República, Michel Temer, conversou por telefone ontem com a governadora Suely Campos e ofereceu ajuda federal. Ele colocou “todos os meios federais à disposição” para ajudar na segurança pública do estado, informou a Secretaria de Imprensa da Presidência por meio de nota.
De acordo com o comunicado, a governadora respondeu ao presidente que a “situação já se encontra sob controle” e que, no momento, a presença federal não se faz necessária.
Após a conversa entre Temer e Suely Campos, a assessoria do Ministério da Justiça informou que o titular da pasta, Alexandre de Moraes, cancelou uma viagem que havia sido anunciada para a capital de Roraima. Segundo o ministério, a governadora de Roraima afirmou que não havia necessidade de o ministro ir até o estado.
< Anterior | Próximo > |
---|
Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br