Uma mulher de 58 anos foi presa, suspeita de injúria racial, no Leblon, Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, Maria Francisca Alves de Souza, 58 anos, teria insultado com palavras racistas, um funcionário negro da rede de supermercados Zona Sul na tarde de sábado.
O caso ocorreu por volta das 20h. Testemunhas contaram ao site G1 que a suspeita insultou o funcionário com frases como “Volta para sua senzala” e para “o quilombo”. De acordo com um funcionário, a mulher fez as ofensas depois que a vítima de racismo se negou a lhe prestar um favor — buscar um produto enquanto ela aguardava na fila do caixa.
A vítima, Paulo Roberto Gonçalves Navaro, 45, é um dos gerentes do supermecado. Ele ficou indignado com as ofensas e chamou a polícia. “Infelizmente é muito triste que hoje em dia aconteça isso”, afirmou. A mulher se defendeu dizendo que “senzala” e “quilombo” são exaltações à raça negra. “Olhem as senzalas das telas de Debret”, em referência ao pintor francês Jean-Baptiste Debret.
Houve um princípio de confusão e gritos de “racista” até a polícia chegar. A mulher, o funcionário e testemunhas prestaram depoimento na delegacia do bairro. A Polícia Civil classificou o crime como injúria racial e prendeu a agressora. A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que o caso já foi encaminhado à Justiça.