Manifestações ocorreram de forma pacífica em sua maioria (Foto: Reprodução/Google)
Milhares de manifestantes saíram às ruas em diversas cidades dos Estados Unidos neste sábado (19) e domingo (20) para protestar contra as políticas do presidente Donald Trump. As manifestações, organizadas pelo movimento "50501" — sigla para "50 protestos, 50 estados, 1 movimento" — foram organizadas para coincidir com o 250º aniversário do início da Guerra de Independência dos Estados Unidos, destacando a luta contínua por democracia e justiça no país.
Principais alvos dos protestos
Os protestos abordaram várias decisões do governo Trump, incluindo medidas do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) — uma iniciativa do presidente para cortar empregos e gastos públicos — e a recusa da administração em facilitar o retorno de Kilmar Ábrego García, deportado por engano para El Salvador. Além disso, os manifestantes criticaram as políticas de imigração, as demissões em massa de funcionários públicos e o apoio do governo a ações militares em Gaza e na Ucrânia.
Participação e mensagens dos manifestantes
As manifestações ocorreram de forma pacífica em sua maioria, com participantes segurando cartazes com frases como "Sem reis", em referência ao aniversário do início da revolução americana contra o domínio britânico. Durante as comemorações em Massachusetts, que lembraram as batalhas de Lexington e Concord e a famosa cavalgada de Paul Revere, também houve manifestações 50501. Em Boston, cartazes com a mensagem "Nos EUA, a lei é o rei!" e "Sem reis! Sem tirania!" foram erguidos.
Contexto das manifestações
As manifestações deste fim de semana fazem parte de uma série de protestos que vêm ocorrendo nos EUA desde o início do segundo mandato de Trump. No início deste mês, centenas de milhares de americanos participaram da maior onda nacional de oposição desde o retorno de Trump à Casa Branca. As manifestações aconteceram em 1.200 localidades nos 50 estados — e foram ainda maiores do que as de sábado.
O movimento 50501, que organizou os protestos, tem como objetivo mobilizar a população contra o que considera ações antidemocráticas e ilegais do governo Trump. Além das manifestações, o movimento também promoveu ações comunitárias, como distribuição de alimentos e atividades educativas, para fomentar o engajamento local e fortalecer as conexões de base.
As manifestações refletem uma crescente insatisfação com as políticas do governo Trump e uma mobilização contínua da população em defesa da democracia e dos direitos civis nos Estados Unidos. Pesquisas recentes indicam uma queda na aprovação do presidente. Segundo levantamento da Reuters/Ipsos, a aprovação geral de Trump caiu de 47% em janeiro para 43% em abril, enquanto a aprovação de sua gestão econômica diminuiu de 42% para 37%.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|