Atualmente, as fábricas são operadas pela Unigel (Foto: Reprodução)
O diretor-executivo de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, informou em conversa com jornalistas, que a petroleira estatal está próxima de retomar as Fafens (fábricas de fertilizantes) de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE). Atualmente, as fábricas são operadas pela Unigel. Segundo o executivo, negociações para a retomada das operações das fábricas têm avançado, mas o negócio ainda depende de uma análise econômico-financeira dos ativos. O modelo do negócio também não está fechado.
Inauguradas em 2013, as unidades têm capacidade para suprir 14% da demanda nacional de ureia. No entanto, as usinas apresentaram resultados deficitários de 2013 a 2017 e foram paralisadas em 2018. Em novembro de 2019, na calada da noite, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Petrobras fechou um contrato de arrendamento com a Unigel.
A Unigel tem um contrato de arrendamento das Fafen’s até 2029, mas a empresa encerrou a produção três anos depois, alegando que o alto custo do gás natural inviabiliza a produção, causando prejuízos e falta de lucratividade. Agora, as empresas negociam com a Petrobras, uma devolução dos ativos. Em pleno funcionamento, a unidade Fafen Camaçari tem capacidade de geração de 500 empregos diretos e indiretos.
Confira a declaração do diretor-executivo na íntegra:
“Estamos conversando com a Unigel e avaliando internamente. Qualquer decisão passa por uma avaliação técnico-financeira. Entendemos que estamos próximos de fechar um acordo para voltar a operar as duas plantas [Bahia e Sergipe]. Como vai ser? Estamos fechando, ainda precisa passar pelo conselho. Estamos acelerando esse projeto, mas volto a falar, sempre garantindo a viabilidade econômico-financeira”, disse França.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|