Galeria de Fotos

Não perca!!

Educação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela publicação dos resultado do Enem, admitiu em comunicado que errou ao não incluir as dos Institutos Federais no ranking da prova de 2015.

Segundo o Inep, os cálculos para a elaboração do ranking foram feitos com base na portaria nº 501, de 27 de setembro de 2016, que estabelece critérios e procedimentos de cálculo e de divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. O órgão informou ainda que decidiu processar os resultados dos Institutos Federais e divulgá-los tão logo seja possível.

Em contato com o CORREIO, a assessoria de imprensa do Instituto Federal da Bahia (Ifba) informou que o Inep não incluiu as notas dos estudantes do institutos federais pelo fato destas instituições serem de educação profissional.

No entanto, ainda segundo o Ifba, esta é a primeira vez que isso acontece, e não se justifica pelo fato das escolas serem de educação regular (ensino médio) e profissionalizante. Além disso, alguns institutos federais foram incluídos no ranking deste ano, o que provocou um movimento de cobrança por parte das outras instituições para que a lista fosse revista.

Na edição de 2014 do Enem, o Ifba de Salvador foi a instituição pública do estado mais bem classificada na prova. O campus ficou na 488ª colocação, com média de 624,33.

Confira a nota do Inep:
A definição das escolas cujos resultados no Enem 2015 seriam calculados e divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi realizada de acordo com a portaria nº 501, de 27 de setembro de 2016.

Houve, contudo, um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por Escola e por isso os Institutos Federais não foram incluídos.

Sendo assim, a administração atual do Inep decidiu processar os resultados dos Institutos Federais no Enem 2015 e divulgar tão logo seja possível.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br