Alexandre Silveira se reuniu com o vice-presidente da BYD na América Latina, Oscar Su (Foto: MME/Divulgação)
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou de agendas estratégicas na China, durante os últimos dias, para atrair investimentos em carros elétricos, baterias e data centers para o Brasil. E o maior beneficiado, pode ser o município de Camaçari, onde a montadora chinesa de carros elétricos está instalando sua primeira fábrica de veículos elétricos fora da Ásia. No domingo (20/04), o titular nacional da pasta de Minas e Energia esteve na sede corporativa da BYD, empresa que também se consolidou como um dos grandes nomes do setor de mobilidade elétrica e energia limpa.
Durante o encontro, foram alinhado, investimentos em duas frentes no nosso país: a expansão de carros elétricos e soluções de baterias para estabilização do Sistema Interligado Nacional (SIN). Na agenda com o vice-presidente da BYD América LLC, Oscar Su, o ministro também reforçou o compromisso do ministério em iniciativas que posicionem o Brasil na vanguarda da nova economia verde, promovendo o uso das energias renováveis, da mobilidade elétrica e descarbonização.
Segundo Silveira, esses recursos são fundamentais para que o Brasil fortaleça sua liderança dentro da transição energética global, transformando ainda mais a nossa energia e a nossa mobilidade. A mobilização pode beneficiar o Estado da Bahia que vive um bom momento nesse quesito, visto que a Bahia tem intensificado o investimento para a transição energética e impulsionado o maior uso de energia limpa, assumindo uma posição de destaque na geração de energia renovável no país.
O ministro informou ainda, que durante a visita foi reforçada a política pautada no diálogo e na cooperação entre os países, segundo ele, seguindo a atuação já característica do presidente Lula. “Estamos robustecendo a parceria com o setor automobilístico e fortalecendo parcerias, o intercâmbio tecnológico e atraindo investimentos que gerem empregos, inovação e desenvolvimento sustentável para o nosso país”, destacou.
Presença da BYD no Brasil
A empresa chinesa fundada em 1995 é considerada uma das maiores referências globais em eletrificação do transporte e produção de baterias recarregáveis. Atualmente, os novos veículos energéticos da BYD estão presentes em mais de 100 países e regiões ao redor do mundo.
Já a chegada no Brasil aconteceu em 2014, e nesses últimos anos, tem ampliado significativamente sua atuação no país. Seguindo esse avanço no mercado nacional, já são sete fábricas em território nacional – localizadas em Campinas (SP), Manaus (AM), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Cariacica (ES). Em 2023, foi iniciada a construção do Complexo de Camaçari (BA), que será a maior unidade da empresa fora da Ásia.
O investimento é recompensado com a presença da marca no consumo do país. No mercado brasileiro de veículos elétricos e híbridos, a montadora chinesa tem demonstrado liderança expressiva. Em 2024, a empresa comercializou mais de 76 mil veículos no país e conta atualmente com mais de 165 concessionárias, com meta de alcançar 270 até 2025. Sete em cada dez carros elétricos vendidos no Brasil são da marca, além de um em cada quatro híbridos.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|