Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior de PVC na América do Sul (Foto: Divulgação)
A líder na produção de cloro e soda, e a segunda maior de PVC na América do Sul, Unipar, chega ao Polo de Camaçari. Foi inaugurada na manhã de quinta-feira (3), a planta que é a primeira no Nordeste e a mais moderna da empresa. Com a geração de 350 oportunidades de empregos direto e indireto durante a instalação, a operação da empresa vai contar com mais de 50 postos de atuação, entre diretos e indiretos.
Com mais de 55 anos de história, a Unipar fornece matérias-primas que formam a base da maior parte das indústrias e segmentos, incluindo saneamento e construção civil. A chegada da empresa reforça o momento de retomada econômica e a aposta em inovação e tecnologia para a requalificação e aumento da competitividade do Polo industrial de Camaçari.
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, comemorou a chegada do empreendimento e destacou a importância do fortalecimento da indústria química brasileira. O prefeito aposta no crescimento diversificado em todas as áreas de atuação do Polo Industrial de Camaçari como fator de sucesso para o futuro industrial do município. “Hoje, aqui, damos um importante passo. A ideia é apostar no crescimento do nosso Polo Industrial, que é diversificado e o maior da América Latina. Vamos caminhar para que os espaços sejam ocupados por mais empresas e o município siga atuando e contribuindo com a indústria do estado, do país e do mundo” declarou.
Para o diretor-executivo industrial da Unipar, Rodrigo Cannaval, a instalação da primeira unidade fabril do grupo, fora de São Paulo, é o início de uma parceria com projeções a longo prazo. A expectativa é de que, anualmente, quando estiver operando com a capacidade máxima, a fábrica de Camaçari produza até 20 mil toneladas de cloro. Nesse período inicial, o planejamento prevê a execução de 10 mil toneladas de cloro.
As projeções englobam ainda, a produção de 12 mil toneladas de soda cáustica, 25 mil toneladas de ácido clorídrico e 20 mil toneladas de hipoclorito de sódio. Esses insumos são essenciais para setores como de alimentos, construção civil, indústria farmacêutica, além da área hospitalar e de saneamento.
Segundo o diretor-industrial da Unipar em Camaçari, Rogério Catarinacho, a planta pode chegar a capacidade máxima ainda esse ano.
“Esperamos, para esse ano inicial, conseguir atingir, praticamente, a capacidade plena da planta, que é a metade desse total. Estamos otimistas e, mais do que isso, trabalhando para alcançar essa marca”, afirmou.
Durante a inauguração, um vídeo com mensagem do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, foi exibido, onde o político destacou a relevância industrial de Camaçari.
Participaram da inauguração, empresários, associações, representantes de entidades financeiras, além de diversas autoridades políticas, como a vice-prefeita do município, Pastora Déa Santos; a deputada federal e primeira-dama de Camaçari, Ivoneide Caetano, o vereador Tagner Cerqueira e membros da equipe de governo.
Investimento
A construção da fábrica na cidade teve início no segundo semestre de 2022 e seguiu o cronograma planejado, com a obra sendo concluída em pouco mais de 2 anos, e investimento de R$ 234 milhões, com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
(Foto: Divulgação)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|