Se você estiver navegando na internet e se deparar com ofertas de carros ou motos que parecem boas demais para ser verdade, cuidado: provavelmente elas são mesmo. O "golpe do leilão" é a nova modalidade de estelionato, que já está fazendo vítimas.
Nesse novo golpe, bandidos criam páginas anunciando veículos de alto valor, leiloados por preços bem abaixo do mercado e oferecendo vários benefícios para o comprador, como documentação e IPVA 2020 pago.
Para dar a falsa sensação de segurança, algumas páginas podem até usar o nome do Departamento Nacional de Transito (Detran), que, de fato, costuma fazer leilões de veículos em condições muito atrativas.
O golpe é efetivado quando a vítima "vencedora" do falso leilão recebe uma carta de arrematação informando que ela deve fazer um depósito ou transferência, sempre com um prazo muito curto. Após receberam o comprovante de pagamento, os bandidos desaparecem e a vítima fica sem o carro e sem dinheiro.
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (06), pelo Nubank, como um alerta para seus clientes. De acordo com o comunicado da instituição, o "golpe do leilão" já atingiu milhares de brasileiros.
Abaixo, algumas dicas pra te ajudar a ficar longe de golpes financeiros na internet:
Sempre desconfie de situações nas quais você "precisa" fazer um pagamento urgente para receber algum benefício.
Leia o link: as páginas do golpe do leilão, e de vários outros, geralmente não terminam em ". com.br". Muitas vezes elas aparecem como promoções em sites de pesquisa e redes sociais.
Se o preço estiver muito abaixo do normal, investigue bem antes de pagar. Sempre cheque em sites de instituições reconhecidas e busque reclamações sobre a "oferta".
Não faça pagamentos para contas de pessoas físicas. Na dúvida, aproveite para checar o CNPJ no site da Receita Federal. É fácil e rápido.
Nunca, nunca mesmo, passe seus dados pessoais ou da sua conta bancária em links, aplicativos ou redes sociais.
Alguns golpes copiam páginas de bancos para roubar sua senha e informações de cartão de crédito: nunca confie em links recebidos por mensagem pedindo atualização de dados. Os bancos não trabalham dessa forma. Na dúvida, entre em contato com a sua agência.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|