Inicialmente, serviço de pagamentos pode ser usado com cartões Banco do Brasil, Nubank e Sicredi
O WhatsApp libera a partir desta segunda-feira (15) no Brasil o seu serviço de pagamentos entre amigos e empresas. Agora, os usuários do aplicativo poderão fazer transferências monetárias entre si e pagar produtos ou serviços. Nesta primeira fase, apenas quem tiver cartões de crédito ou débito do Nubank, do Banco do Brasil e do Sicredi poderão usar o serviço de pagamentos. A responsável pelo processamento de pagamentos será a Cielo.
Diretor de operações do WhatsApp, afirma que o serviço de pagamentos será gratuito para pessoas físicas. “Se você você é um negócio, há uma pequena taxa processamento e os fundos são liberados em dois dias”, disse Idema.
As pessoas podem transferir até R$ 1.000 por vez e receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5.000 por mês. Apenas transações dentro do Brasil e na moeda local são autorizadas.
A escolha do mercado brasileiro para o primeiro lançamento global do serviço de pagamentos não é sem motivo. Após anos de testes na Índia, o serviço veio para o Brasil com foco em pequenos empreendedores. “O Brasil é um país muitos importante para o WhatsApp. Temos milhões de pessoas usando regularmente o aplicativo. Além disso, centenas de milhares de pequenos negócios estão usando o WhatsApp para interagir com seus clientes”, disse.
Para David Vélez, fundador e presidente do Nubank, a novidade está alinhada com a missão da empresa: reduzir a complexidade na vida das pessoas.
“Com uso de tecnologia, nós encurtamos a distância física que deixava milhões de brasileiros sem acesso a serviços financeiros. Agora, nossos clientes poderão fazer pagamentos no WhatsApp com a mesma facilidade com que conversam com os amigos e sem pagar nada a mais por isso. Com a parceria, tornaremos a experiência dos nossos clientes ainda mais completa, simples e conveniente”, disse Velez.
Já Edson Costa, diretor de meios de pagamentos do Banco do Brasil, ressalta que a instituição já usava o app de mensagens para reduzir a burocracia. “Os clientes do Banco do Brasil já podiam utilizar o WhatsApp para realizar transações bancárias, como consulta de saldos e liberação do cartão. Oferecer uma solução de pagamento pelo aplicativo era o próximo passo esperado. Além de ser uma ação inovadora, a solução possibilita reduzir a circulação de papel moeda, trazendo segurança e comodidade aos nossos clientes”, afirmou Costa.
Os pagamentos no WhatsApp serão liberados para todos os usuários do aplicativo no Brasil ao longo das próximas semanas.
Por que ter pagamentos no WhatsApp?
O WhatsApp sempre foi um aplicativo de mensagens voltado a usuários. Aos poucos, ele começou a adentrar a área das empresas. Primeiro, veio um app para PMEs, o WhatsApp Bussines, depois, a integração a sistemas corporativos de gestão de clientes, como o Zendesk. Agora, o aplicativo de mais de vinte bilhões de dólares comprado pelo Facebook em 2014 mostra a que veio: ele será a carteira digital de Mark Zuckerberg.
O serviço de pagamentos chega ao Brasil em um contexto favorável. Para André Miceli, coornedador do curso de MBA em marketing digital da FGV, o serviço traz a agilidade necessária que a nova realidade econômica do Brasil precisa.
“A grande vantagem é a agilidade no processo de transação. À medida que os aplicativos de mensagens contemplarem não só a interação entre pessoas, mas entre pessoas e marcas, vemos dois impactos: no varejo e em serviços financeiros. O processo de gestão financeira ficará cada vez mais intenso com a diminuição de taxa de juros, a agilidade será necessária e as transações serão inclusive realizadas via chat. Poder transacionar a partir de um app de mensagens vai dar muita agilidade tanto para o varejo quanto para o setor financeiro”, diz Miceli.
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