Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat) (Foto: Reprodução)
O município de Camaçari mostra sinais de retomada do desenvolvimento econômico e geração de empregos. É o que mostra o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), que aponta a geração de 1.151 novos postos de trabalho no mês de fevereiro de 2025. O levantamento divulgado é resultado da conta onde se subtrai o número de demissões, em relação as admissões. Foram 4.383 admissões, contra 3.232 demissões no mesmo período.
Segundo o levantamento, o município apresentou desempenho positivo em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas, com destaque para o ramo de construção, que terminou o mês com um saldo de 521 vagas. Em seguida, vem as áreas de serviços (437), indústria (175) e comércio (18). O setor de serviços, também conhecido como setor terciário, é onde se enquadram atividades voltadas ao comércio, prestação de serviços, além de serviços públicos, financeiros e de varejo.
No geral, o resultado positivo representa um gráfico crescente no município. Considerando o saldo de empregabilidade formal, registrado na cidade em fevereiro, em relação ao mês de janeiro, o município também contabilizou uma boa variação. São 788 novas oportunidades, tendo em vista que o primeiro mês do ano alcançou 3.595 admissões.
O bom momento de geração de emprego se estende por todo o Estado. Os dados do Caged, do Ministério do Trabalho, mostram que no mês de fevereiro de 2025 a Bahia apresentou um saldo positivo de 20.132 postos de trabalho formais. O resultado colocou o estado na liderança na geração de empregos com carteira assinada no Nordeste.
De acordo com a Prefeitura Municipal, o cenário de crescimento econômico e social da cidade, deverá ser fomentado ainda mais com a atuação do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat). “Existia uma atuação equivocada, muitas empresas haviam se afastado. Estamos resgatando essas empresas, muitas retornando após anos, por entenderem esse novo olhar voltado ao desenvolvimento do trabalhador. Superamos o saldo de empregos de 2024, em três meses”, revela a secretária.
Na comparação com o ano de 2024, o saldo alcançado na cidade no mês de fevereiro de 2025, sozinho, supera o acumulado registrado em toda a série histórica do ano passado, que foi encerrado com 978 novos empregos formais. Dentre as novas ações adotadas pelo Ciat, está a implantação do Núcleo de Qualificação Profissional e Desenvolvimento Socioemocional, implementado no equipamento ao longo de janeiro. A iniciativa promove uma série de atividades de conscientização, através de palestras gratuitas, qualificando ainda mais o trabalhador para o mercado de trabalho.
O trabalhador que precisa de auxílio para intermediação de mão de obra, pode procurar o Ciat de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. O Ciat fica localizado na Rua Costa Pinto, no Centro, ao lado do Centro Comercial de Camaçari (CCC), popularmente conhecido como feira. No local, o munícipes tem acesso, de forma gratuita, a serviços de pesquisa/cadastro para emprego, entre outros.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|