Mesma localidade já havia sofrido com erosões e desabamentos em anos anteriores com a perda do calçadão e de coqueiros que embelezavam a região (Foto: Divulgação)
A maré alta e os ventos fortes causaram erosões, destruíram vegetação e colocam em risco estruturas de duas famosas barracas de praia de Guarajuba. As imagens registradas no último domingo (30), circulam pelas redes sociais e mostram os estragos causados pelo avanço do mar na região da Praia do Porto. A mesma localidade já havia sofrido com erosões e desabamentos em anos anteriores, com a perda do calçadão e de coqueiros que embelezavam a região.
Nesta segunda-feira (31), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Defesa Civil, esteve no local acompanhando os efeitos da erosão costeira. A gestão municipal explica, que fenômeno é causado devido às marés de março, quando o nível do mar atingiu 2,8 metros (m). As equipes da Seinfra, sob gestão de José Mário Bastos, e da Defesa Civil, coordenadas por Almir Reis Garcia, realizaram vistorias na região para avaliar a situação e planejar medidas que minimizem os impactos do fenômeno natural.
No início da noite, o prefeito Luiz Caetano também esteve no local acompanhado da Defesa Civil e de agentes do Corpo de Bombeiros. “Já entrei em contato com a SPU [Secretaria do Patrimônio da União], isolamos a área, vamos também hoje à noite ficar aqui com a fiscalização e amanhã também durante o dia”, informou o prefeito, através de vídeo divulgado no seu perfil do Instagram. Caetano lembrou, que a intervenção que impediu que os danos fossem maiores no local foi realizada há 15 anos atrás, durante sua gestão. Atualmente, a opinião técnica do governo é pela continuidade do trabalho de contenção que foi feito emergencialmente na época.
No vídeo, o coordenador da Defesa Civil também relata que a erosão foi muito maior do que o normal registrado nos últimos anos e que no mês de abril, estão previstas mais duas marés altas. Ao longo do dia, a comunidade foi informada sobre as condições da maré e algumas áreas foram isoladas preventivamente.
Além da erosão na costa, não foi registrado nenhum incidente com vítimas. Também não foi informado se a maré alta causou prejuízos para os pescadores que deixam os barcos nessa região da praia. As barracas de praia que ficam nas imediações da Praça de Guarajuba não sofreram danos.
Veja o vídeo
Mesma localidade já havia sofrido com erosões e desabamentos em anos anteriores com a perda do calçadão e de coqueiros que embelezavam a região (Foto: Print/Vídeo/Rede Social)
(Foto: Divulgação)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|