Serviço, que havia sido desativado em outubro de 2024 por decisão da antiga gestão, agora funciona na Casa do Trabalho, no Centro da cidade (Foto: Juliano Sarraf)
Uma boa notícia para quem precisa realizar serviços na Receita Federal, como MEIs e pequenos empresários, mas não têm intimidade com as tecnologias digitais ou com o site da instituição: Camaçari voltou a contar com um ponto de atendimento da Receita Federal, facilitando o acesso da população a diversos serviços.
A reabertura do Ponto de Atendimento Virtual (PAV) aconteceu na segunda-feira (17), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Camaçari e a Receita Federal. O serviço, que havia sido desativado em outubro de 2024 por decisão da antiga gestão, agora funciona na Casa do Trabalho, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A retomada do posto foi articulada pela vice-prefeita Pastora Déa Santos, que desde janeiro vinha negociando com a Receita Federal para garantir que o serviço voltasse a ser oferecido. “Tivemos uma reunião onde falamos sobre a necessidade desse serviço permanecer aqui na cidade de Camaçari, embora ele não tenha sido interrompido pela Receita Federal, mas, sim, pela gestão anterior. O objetivo da administração municipal em buscar esse atendimento para a população é facilitar a vida tanto dos nossos munícipes quanto dos empresários”, afirmou.
Para viabilizar a reativação, ajustes e treinamentos foram realizados em fevereiro e março, preparando os novos funcionários responsáveis pelo atendimento. O PAV oferece suporte para quem tem dificuldades em acessar o portal e-CAC da Receita Federal, onde muitos dos serviços podem ser realizados digitalmente. “Muitas pessoas não têm acesso à internet ou não sabem como navegar no site da Receita Federal. Esse ponto de atendimento ajuda justamente a solucionar essas dificuldades”, explicou Rogério Costa, responsável pelo PAV.
A reabertura já começou a beneficiar moradores como Emerson Rodrigues dos Santos, de 38 anos, um dos primeiros atendidos no novo espaço. “Acho bom para os contribuintes e para a cidade, porque tinha fechado faz um tempo. E, para a gente resolver algumas coisas, facilita”, comentou o soldador, que conseguiu resolver sua demanda sem dificuldades.
Entre os serviços oferecidos no PAV, estão inscrição e regularização do CPF, cadastro de CNPJ, emissão de certidões e documentos de arrecadação, além de consulta de pendências fiscais. A expectativa é que a reabertura do posto reduza a burocracia e facilite a vida dos cidadãos que precisam de suporte para lidar com questões tributárias.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|