Produção inicial continua sendo no regime SKD, tendo como prioridade de montagem os SUVs da linha Song (Pro, Plus e Premium) e também os Dolpbin (Mini, GS e Plus) (Foto: Reprodução)
Aguardada com grande expectativa e ansiedade, a fábrica da BYD em Camaçari começou a ser implantada em outubro 2023, com previsão de início de produção até o final de 2024. O plano não se concretizou e o início efetivo pode atrasar no total, um ano. Agora, a montadora chinesa recalculou a rota e os primeiros BYD nacionais poderão ser montados apenas no fim de 2025.
Com investimento de R$ 5,5 bilhões para começar a empreitada de montar veículos elétricos e híbridos, as obras enfrentaram atrasos e foram palco de diversas polêmicas. A principal foi registrada em dezembro de 2024, quando veio à tona o caso dos trabalhadores chineses contratados por empresa terceirizada pela BYD em condições análogas à escravidão nas obras da fábrica. A denúncia do Ministério Público Federal saiu junto com embargo parcial das obras.
Contornando essas dificuldades, os primeiros veículos serão produzidos por meio de kits parcialmente montados (SKD) e importados da China. A ideia inicial seria começar em dezembro de 2024, partindo para a produção CKD no começo deste ano. Executivos da BYD chegaram a informar que a montagem deveria começar em março, logo após o Carnaval; no entanto, o início da produção não deve acontecer antes de setembro.
O início da montagem de carros está previsto só para o segundo semestre, com grande possibilidade de ficar para o último quarto do ano. A produção inicial continua sendo no regime SKD, tendo como prioridade de montagem os SUVs da linha Song (Pro, Plus e Premium) e também os Dolpbin (Mini, GS e Plus).
Após a instalação completa, a previsão é de que 20 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados, impulsionando o desenvolvimento regional e fortalecendo a cadeia produtiva local. Esse movimento também estimula outras montadoras a investirem no Brasil, criando um ambiente favorável para novas oportunidades e colaborações tecnológicas.
VEJA TAMBÉM:
CONDIÇÕES DE TRABALHO - BYD e Fixar elegem nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
‘Camaçari pode se tornar grande polo turístico’, projeta Luiz Caetano
BYD anuncia construtora para fazer adequações das obras em Camaçari
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|