A ocupação começou há sete dias de forma pacífica e ordeira, uma vez que os estudantes não fizeram nenhuma depredação na Casa Legislativa onde estão acampados na recepção da portaria 1, dormindo em colchonetes no chão e se alimentando com o auxílio de apoiadores solidários com a causa.
O fornecimento de energia e água da Câmara Municipal de Camaçari que foi cortado no início da noite da terça-feira (25) foi restabelecido na manhã da quarta-feira (26). O corte aconteceu numa tentativa de intimidar e fragilizar a ocupação do local feita por estudantes em reivindicação ao aumento da tarifa do transporte público de Camaçari, autorizado pelo prefeito Antônio Elinaldo (DEM), sem nenhuma audiência pública para discutir com a sociedade os problemas do serviço.
De acordo com informações de servidores da Casa Legislativa, o restabelecimento ocorreu para que os servidores da Câmara pudessem trabalhar, uma vez que a ocupação não atrapalha o expediente do local. Então, se os servidores podem trabalhar seria possível a realização das Sessões Ordinárias que foram suspensas pelo presidente da Câmara o vereador Oziel (PSDB), alegando ser inviável realizar as mesmas por causa dos estudantes. O que reforça o discurso oposicionista de que o governo está suspendo as sessões por qualquer pretexto no intuito de evitar o debate.
A ocupação começou há sete dias de forma pacífica e ordeira, uma vez que os estudantes não fizeram nenhuma depredação na Casa Legislativa onde estão acampados na recepção da portaria 1, dormindo em colchonetes no chão e se alimentando com o auxílio de apoiadores solidários com a causa. Os estudantes afirmam que não lutam apenas pelo direito deles, mas de toda sociedade de Camaçari, pois julgam ser "inadmissível" que ano após ano a tarifa do transporte público aumente sem nenhuma melhoria no serviço. Importante lembrar que quando oposição, o prefeito Elinaldo era contra o reajuste e crítico ferrenho da má qualidade do transporte público.
De estranhar é que até o momento não aconteceu nenhuma manifestação da Juventude do DEM. Não custa nada lembrar que até o ano passado a Juventude do DEM apoiava toda e qualquer manifestação estudantil contra o governo. Quem também não deu as caras para ouvir os estudantes foi a Coordenação da Juventude da Prefeitura Municipal de Camaçari, assim como nenhum secretário ou representante do governo.
Uma reunião com o prefeito Elinaldo estava marcada para segunda-feira passada, mas o governo suspendeu em cima da hora e até o momento não apresentou uma nova data para ouvir os estudantes que, na luta por seus direitos e de toda sociedade camaçariense, estão perdendo aula e comprometendo seu desenvolvimento educacional. Fazem parte do movimento estudantes secundaristas e universitários.
O CFF continuará atendo aos movimentos da ocupação e no desfecho da mesma.
Veja também:
Ocupação: Água e luz são cortados durante a noite na Câmara de Vereadores
Ocupação: Câmara suspende sessão desta terça-feira e interrompe atendimento ao público
Estudantes continuam ocupação da Câmara Municipal e Prefeitura suspende reunião
Câmara é ocupada por estudantes em protesto contra o aumento da tarifa de transportes
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|