Estudantes da Ufba e do Ifba que moram em Camaçari pedem retorno do serviço de transporte universitário (Foto: Divulgação Redes Sociais)
A suspensão do programa municipal, Transporte Universitário, causou reação dos estudantes que foram para as ruas na manhã de quinta-feira (12), protestar. Um grupo de estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Instituto Federal da Bahia (Ifba) se concentraram nas proximidades da Prefeitura Municipal pedindo providências da gestão municipal e restabelecimento do serviço.
Os estudantes se concentraram em frente a Prefeitura e em seguida caminharam pelas ruas do Centro. Durante a manifestação, um motorista que passava pela Avenida Comercial não quis parar no bloqueio montado pelos estudantes e avançou contra os manifestantes. O condutor, que está dirigindo um Corsa preto, acelerou em direção ao grupo, arrastando dois estudantes, um deles havia subido no veículo.
Segundo os manifestantes, o grupo relatou o incidente na Defensoria Pública e na 18ªDT (Delegacia de Camaçari), mas não conseguiram fazer o boletim de ocorrência e eles se negaram a prestar atendimento alegando que o caos era de responsabilidade da Superintendência de Trânsito.
Em nota, a Prefeitura alegou que a suspensão dos serviços ocorreu por questões burocráticas. A gestão municipal argumenta que o contrato com a antiga empresa venceu no dia 31 de dezembro e não pôde ser renovado por conta da necessidade de um novo processo licitatório que só deve ser concluído no início de fevereiro.
Também em em nota os estudantes se manifestaram sobre o posicionamento da prefeitura, alegando que o governo deveria ter levado em consideração que o ano letivo de 2016 avançou para 2017, e que eles vem tendo dificuldade para atender os horários das aulas por conta da logística de transporte a que ficaram condicionados, e que inclusive não contempla todos os horários, tanto de início quanto de término das aulas.
Os estudantes seguem com a mobilização nesta sexta-feira (13), com uma reunião marcada para as 19 horas, na praça Desembargador Montenegro onde serão definidos os rumos do movimento.
Carro avança em estudantes durante protesto em Camaçari; veja o VÍDEO
Veja também:
Estudantes contestam nota da prefeitura sobre transporte universitário
Prefeitura deixará mesmo estudantes universitários 'por conta própria' até fevereiro
Estudantes da UFBA estão sem transporte universitário
Clique aqui e siga-nos no Facebook
Protesto nas ruas de Camaçari (Foto: Divulgação)
< Anterior | Próximo > |
---|