Uma importante ferramenta de desenvolvimento e qualificação profissional para a juventude que visa fomentar o primeiro emprego e valorizar o exercício laboral. Esses são aspectos do Programa Municipal de Aprendizagem para jovens Ser + Aprendiz que atualmente beneficiada 56 jovens de Camaçari, com idade entre 14 a 19 anos.
O contrato é de um ano e a primeira turma conclui em novembro, ocasião em que receberão certificados e terão na carteira profissional a anotação como experiência de aprendiz. O Ser + Aprendiz é dividido em três fases, com um total de 1000 horas/aula. Atualmente, os jovens estão na etapa final, que é a de prática efetiva atuando na administração direta da Prefeitura, a qual possui 544 horas. Eles já participaram de formação teórica, de 280 horas, e de formação teórico-prática supervisionada, com 176 horas.
Os contemplados são estudantes do 7º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio e atuam na prestação de serviço público, mais especificamente na área de auxiliar administrativo. O conteúdo é ministrado pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) com atividades no turno oposto ao do ensino regular.
O programa atende as regulamentações e normativas do Ministério do Trabalho, Emprego e Renda. Os jovens aprendizes têm quatro horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira. A remuneração equivale a meio salário-mínimo. Eles também recebem benefícios proporcionais à carga horária e vale-transporte.
< Anterior | Próximo > |
---|