Uma das mais populares praias de Camaçari, Jauá recebe o nome em alusão a uma espécie de papagaio típica do litoral da Bahia e também chamada de Acumatanga ou Camutanga. Rica em belezas naturais, formadas por dunas e lagoa, Jauá foi originalmente uma vila de pescadores e, pela proximidade com a capital baiana, foi uma das primeiras a atrair veranistas na região e se tornou a praia mais frequentada da cidade. A história do vilarejo e peculiaridades do local foram contadas na última quinta-feira (25), para alunos da rede municipal de ensino.
O bate papo foi conduzido pela dona de casa Marivone de Souza, 44 anos, através do projeto Círculo de História, iniciativa que permite a troca de experiências entre antigos moradores das comunidades e os alunos. A atividade foi realizada na tarde de ontem, no Centro Educacional Tancredo Neves, em Jauá, para aproximadamente 100 alunos do 6º, 7º e 8º ano da instituição.
Marivone conta, que alguns aspectos da antiga formação da vila ainda perduram até hoje, a exemplo da chegada de barcos carregados de peixes, atividade ainda forte na região. A iniciativa foi elogiada pelos professores, que puderam também conhecer e compartilhar informações sobre a localidade.
De acordo com a Prefeitura Municipal, a experiência realizada na rede municipal será transformada em um arquivo de memórias da cidade. Todos os depoimentos estão sendo filmados para um documentário que será exibido em setembro no Teatro Cidade do Saber, durante evento em comemoração ao aniversário de Camaçari. O projeto é umas das dimensões do programa Círculos dos Saberes.
O Círculo de História é realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria da Cultura (Secult).
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|