Um título que ninguém quer, mas que infelizmente Camaçari detém: Camaçari lidera o ranking da RMS em números absolutos de homicídio, desde 2011. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), dos mil primeiros assassinatos do ano registrados pela SSP-BA, 356 ocorreram nas 12 cidades da Região Metropolitana de Salvador.
Os registros de ocorrência apontam que em Mata de São João, município com pouco mais de 45 mil habitantes, foi registrada a maior taxa de homicídio. Considerando os números até 28 de junho, a taxa para os 29 homicídios na cidade é de 63,3 para cada 100 mil habitantes. A taxa da cidade é quase o dobro da registrada em toda a RMS (34,4) e quase o triplo da de Salvador (21,97).
No entanto, fora as estatísticas, em números totais quem lidera os homicídios é Camaçari. Até 28 de junho de 2016, foram 107 homicídios. A taxa de homicídios na cidade, já chegou a 37,2 para cada 100 mil habitantes – é a quarta maior da RMS, três pontos acima da taxa média da região. A Secretaria de Segurança informa que vem acompanhando a mancha criminal em Salvador e na RMS e identificou que a disputa por locais de venda de drogas, em alguns bairros, tem ocasionado um número expressivo de homicídios.
Segundo a SSP, em contrapartida, o número de prisões e resolução também tem aumentado. Esse ano, de 1º de janeiro a 21 de agosto, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu 489 autores de assassinatos, número 23% maior do que no mesmo período de 2015 quando foram capturados 374.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|