A Defensoria Pública do Estado da Bahia realiza a Ação Cidadã - Sou Pai Responsável todos os anos especialmente durante o mês de agosto, em alusão ao Dia dos Pais. O objetivo é orientar as famílias mais necessitadas da população baiana a respeito dos conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares, buscando reduzir a demanda da área, que segundo a Defensoria, é a maior atendida pela instituição atualmente. O órgão oferece mediação, conciliação e realização de exames gratuitos de DNA, de forma itinerante nas cidades onde há Defensoria Pública.
Essa semana, os moradores de Arembepe e região terão acesso ao projeto com coleta do exame de DNA gratuito para as famílias cadastradas. O cadastro acontece na sede do Conselho Tutelar, das 13 às 16 horas, nesta terça-feira (23). O Conselho Tutelar está localizado na rua do Violão, nº 33, em Arembepe. A coleta para o exame de DNA será realizada na segunda-feira seguinte, dia 29 de agosto, no mesmo local.
Para a realização do exame, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência da genitora e do suposto pai, além da Certidão de Nascimento, da Declaração de Nascido Vivo ou do RG da pessoa que deseja confirmar a paternidade. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato através do número (71) 3624-1113.
O teste é realizado com a coleta da saliva bucal, de forma rápido, simples e indolor. Após a coleta do material, mães e possíveis pais são convidados a comparecerem à Defensoria para, juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se confirmada a paternidade, os responsáveis são orientados pela instituição a entrarem em um acordo quanto à inclusão do nome do pai no registro civil e quanto às ações decorrentes desta - pensão alimentícia, guarda, entre outras.
Em Camaçari a Defensoria Pública está localizada na Rua Monte Gordo, nº 63, no bairro do Inocoop.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|