Crianças e adolescentes em idade escolar, integradas no ensino regular e escolas especiais, já podem contar com um espaço de acompanhamento social e pedagógico. A Prefeitura Municipal vai inaugurou o Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE). O espaço articulado pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com entidades sociais e de promoção dos direitos das pessoas com deficiência está situado no edifício Vargas Leal, na rua Francisco Drumond. O projeto também tem apoio da Secretaria de Saúde (Sesau).
De acordo com a Seduc, o CRIE tem como finalidade agregar serviços de atenção à inclusão escolar com atendimento educacional especializado, apoio psicopedagógico, oficinas e vivências para educandos, educadores e familiares, proporcionando ainda encaminhamentos para serviços de saúde e assistência social.
Os acompanhamentos sociais e psicopedagógicos vão suplementar e complementar os serviços educacionais já ofertados aos estudantes. A proposta é garantir mais qualidade no serviço oferecido contribuindo para a permanência desses alunos na escola. Coordenado pelo núcleo de educação especial da Seduc, o Centro estará capacitado para oferecer acolhimento e informação aos educandos e familiares, com encaminhamento para centros e serviços de apoio educacionais especializados, além do serviço de saúde e assistência social.
Para ser atendido pelo CRIE é preciso procurar o serviço pedagógico da escola em que o aluno está matriculado, para que a coordenadora faça o encaminhamento. Os atendimentos serão realizados no turno oposto ao do ensino regular, divididos em núcleos que atendem as necessidades especiais dos estudantes, como os deficientes auditivos, por exemplo.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|