Mensalmente a empresa de limpeza pública de Camaçari, Limpec, coleta cerca de cinco mil toneladas de entulho (Resíduos da Construção Civil – RCC) descartados clandestinamente em terrenos baldios, calçadas e ruas do município. De acordo com dados da própria empresa, o problema só tem se agravado. Em balanço realizado entre o final de 2015 e início desse ano, a quantidade coletada cresceu cerca de 40% por mês, chegando em alguns meses a aproximadas nove mil toneladas.
No entanto, esse descarte irregular é considerado crime ambiental e está previsto na Lei 973/09 (Lei do Entulho). Quem deseja construir, reformar ou que tenha um grande volume de lixo deve solicitar a caixa estacionária da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) para descartar entulho corretamente. No caso de descarte realizado em local inadequado, o infrator está sujeito a multas.
Para solicitar a caixa estacionária ou denunciar o descarte irregular de entulho, basta ligar para o número 0800 284 6484. Por 24h, o aluguel do equipamento custa R$ 75,00, na sede, e R$ 100,00 na orla e na zona rural. Cada contêiner tem capacidade para comportar até cinco metros cúbicos, o que equivale a 25 tonéis.
Os moradores também têm a opção de realizar o descarte correto, no Aterro Sanitário de Camaçari ou em uma dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), localizados em pontos estratégicos do Município.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|